O presente artigo propõe uma reflexão sobre às práticas educativas decorrentes das vivências diárias no contexto da sala de aula no processo de inclusão das crianças com necessidades especiais em escolas públicas. Primeiramente pretende-se buscar uma compreensão teórica acerca da distinção entre o que é inclusão e integração escolar, para tal, discorre-se a partir das contribuições de Mantoan (2003), Carvalho (1937), Jover (1999), Rodrigues (2006), e Werneck (1997). Após este percurso teórico-metodológico, apresenta-se uma relação encontrada no estudo de campo entre um docente e um discente com deficiência auditiva, isto feito nas considerações acerca das ações educativas evidenciadas em uma escola pública localizada no meio campesino na cidade de Caruaru-Pernambuco, almejando com isso apresentar aos profissionais da educação um olhar crítico sobre sua atuação e os resultados de sua ação educativa. Para tal, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa e exploratória por meio de um estudo de campo, aonde os dados foram coletados por meio da observação participante, conversas informais, e entrevistas feitas com os envolvidos na rotina de trabalho de referida escola. Concluiu-se que à educação inclusiva não está efetivada de maneira correta na escola estudada, visto que evidenciou-se diversos empecilhos, como à inexistência de um espaço físico adequado e a falta de professores capacitados para o trato com os alunos deficientes.