Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

ADEQUAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA ALUNOS SURDOS E CEGOS EM FORMATO DE VÍDEO AULA E GLOSSÁRIO TÉCNICO DE INFORMÁTICA EM LIBRAS.

Palavra-chaves: ADEQUAÇÃO, INCLUSÃO, SURDO Comunicação Oral (CO) GT-07 - EDUCAÇÃO DE SURDOS
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22661
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 448
    "inscrito_id" => 2777
    "titulo" => "ADEQUAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA ALUNOS SURDOS E CEGOS EM FORMATO DE VÍDEO AULA E GLOSSÁRIO TÉCNICO DE INFORMÁTICA EM LIBRAS."
    "resumo" => "O projeto material didático de informática adaptado para atendimento de alunos surdos e cegos em formato de vídeo aula e glossário técnico de libras, trata-se de uma ação inovadora direcionada à formação profissional de alunos com deficiência visual e auditiva, dentro dos parâmetros legais que prevê uma educação inclusiva. Para tanto, foi desenvolvido um material didático no formato de vídeo aula, em Libras e com áudio descrição dos comandos do leitor de tela Virtual Vision - versão 7.0, com o uso dos aplicativos do Microsoft Office 2010 (Word, Excel, Power Point) e de internet, relacionados ao curso de Operador de Microcomputador. O referido projeto será desenvolvido por uma equipe de profissionais, professores e alunos, um aluno surdo, especialista em Libras, que prestou assistência quanto à contextualização em língua de sinais, enquanto a aluna cega ficou responsável pela configuração, utilização e definição dos comandos do leitor de tela Virtual Vision 7.0, como também, prestando suporte na áudio descrição do vídeo. O material foi resultado de uma pesquisa de adequação de material didático para atender as necessidades de alunos surdos e cegos na Escola SENAI de Educação Profissional Professor Stenio Lopes, Campina Grande Paraíba. Tendo como objetivo, criar um serviço inovador que possa servir de suporte didático em uma plataforma de educação tanto à distância quanto presencial, em cursos de informática básica. A elaboração do referido material tomou como base as normas disponíveis na LDB em seu artigo 59 e art. 28 e 30 da lei 13.146/15, no tocante a adaptação curricular para o atendimento educacional do aluno com deficiência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-07 - EDUCAÇÃO DE SURDOS"
    "palavra_chave" => "ADEQUAÇÃO, INCLUSÃO, SURDO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA7_ID2777_13092016234827.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HERBERT COSTA DO RÊGO"
    "autor_nome_curto" => "HERBERT COSTA"
    "autor_email" => "hcrego@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22661
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 448
    "inscrito_id" => 2777
    "titulo" => "ADEQUAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA ALUNOS SURDOS E CEGOS EM FORMATO DE VÍDEO AULA E GLOSSÁRIO TÉCNICO DE INFORMÁTICA EM LIBRAS."
    "resumo" => "O projeto material didático de informática adaptado para atendimento de alunos surdos e cegos em formato de vídeo aula e glossário técnico de libras, trata-se de uma ação inovadora direcionada à formação profissional de alunos com deficiência visual e auditiva, dentro dos parâmetros legais que prevê uma educação inclusiva. Para tanto, foi desenvolvido um material didático no formato de vídeo aula, em Libras e com áudio descrição dos comandos do leitor de tela Virtual Vision - versão 7.0, com o uso dos aplicativos do Microsoft Office 2010 (Word, Excel, Power Point) e de internet, relacionados ao curso de Operador de Microcomputador. O referido projeto será desenvolvido por uma equipe de profissionais, professores e alunos, um aluno surdo, especialista em Libras, que prestou assistência quanto à contextualização em língua de sinais, enquanto a aluna cega ficou responsável pela configuração, utilização e definição dos comandos do leitor de tela Virtual Vision 7.0, como também, prestando suporte na áudio descrição do vídeo. O material foi resultado de uma pesquisa de adequação de material didático para atender as necessidades de alunos surdos e cegos na Escola SENAI de Educação Profissional Professor Stenio Lopes, Campina Grande Paraíba. Tendo como objetivo, criar um serviço inovador que possa servir de suporte didático em uma plataforma de educação tanto à distância quanto presencial, em cursos de informática básica. A elaboração do referido material tomou como base as normas disponíveis na LDB em seu artigo 59 e art. 28 e 30 da lei 13.146/15, no tocante a adaptação curricular para o atendimento educacional do aluno com deficiência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-07 - EDUCAÇÃO DE SURDOS"
    "palavra_chave" => "ADEQUAÇÃO, INCLUSÃO, SURDO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA7_ID2777_13092016234827.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HERBERT COSTA DO RÊGO"
    "autor_nome_curto" => "HERBERT COSTA"
    "autor_email" => "hcrego@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

O projeto material didático de informática adaptado para atendimento de alunos surdos e cegos em formato de vídeo aula e glossário técnico de libras, trata-se de uma ação inovadora direcionada à formação profissional de alunos com deficiência visual e auditiva, dentro dos parâmetros legais que prevê uma educação inclusiva. Para tanto, foi desenvolvido um material didático no formato de vídeo aula, em Libras e com áudio descrição dos comandos do leitor de tela Virtual Vision - versão 7.0, com o uso dos aplicativos do Microsoft Office 2010 (Word, Excel, Power Point) e de internet, relacionados ao curso de Operador de Microcomputador. O referido projeto será desenvolvido por uma equipe de profissionais, professores e alunos, um aluno surdo, especialista em Libras, que prestou assistência quanto à contextualização em língua de sinais, enquanto a aluna cega ficou responsável pela configuração, utilização e definição dos comandos do leitor de tela Virtual Vision 7.0, como também, prestando suporte na áudio descrição do vídeo. O material foi resultado de uma pesquisa de adequação de material didático para atender as necessidades de alunos surdos e cegos na Escola SENAI de Educação Profissional Professor Stenio Lopes, Campina Grande Paraíba. Tendo como objetivo, criar um serviço inovador que possa servir de suporte didático em uma plataforma de educação tanto à distância quanto presencial, em cursos de informática básica. A elaboração do referido material tomou como base as normas disponíveis na LDB em seu artigo 59 e art. 28 e 30 da lei 13.146/15, no tocante a adaptação curricular para o atendimento educacional do aluno com deficiência.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.