A linguagem é um sistema de sinais e símbolos que funciona como um processo intermediário entre o pensamento e o mundo externo. Assim, no âmbito da linguagem, alfabetizar significa o desenvolvimento das habilidades básicas de decodificação e codificação do conjunto e combinação dos signos. O presente estudo, de abordagem descritiva e exploratória, tem por objetivo apresentar resultados do trabalho com o método educativo denominado Panlexia, um programa para dificuldades específicas de linguagem, associada a Programa TEACCH, que vem sendo usado no CEMPA – Centro Multiprofissional de Potencialização da Aprendizagem – Petrolina-PE com crianças que apresentam dificuldade na aquisição da leitura e escrita, com diagnóstico de Autismo Moderado e Deficiência Intelectual Leve, todas as crianças possuem laudo médico expedido pelo Neuropediatra. Trata-se de um relato de experiência, através de um estudo de caso. Os resultados preliminares sinalizam que a associação da Panlexia dentro do método TEACCH pode ser eficiente no processo de alfabetização de crianças com TEA e Deficiência intelectual. Esta pesquisa serve para ilustrar a flexibilidade do Ensino Estruturado e as várias formas que ele pode ser adaptado para que cada aluno em particular possa ter acesso a uma verdadeira inclusão escolar.