Este trabalho tem por objetivo fazer uma análise bibliográfica sobre o papel do intérprete de libras no contexto educacional. Tendo como postura o caráter profissional do intérprete de libras, e sua atuação em sala de aula, mas também discutir seu perfil ético junto à pessoa surda. Com isso, o artigo busca mostrar como a inclusão do intérprete de libras favorece o processo de aprendizagem com o aluno surdo e ouvinte na sala de aula. Uma vez que o intérprete de libras possui um papel importante na interação do aluno surdo ao professor e do aluno aos colegas. Sendo o intérprete o canal de comunicação entre o aluno surdo, pois a comunicação é essencial para os seres humanos, e a língua de sinais a libras é uma ferramenta que auxilia na interação dos surdos e ouvintes. Ou seja, cabendo a esse profissional dar assistência tanto aos surdos como aos ouvintes. Assim, a Educação é um termo amplo que visa como ato ou efeito de educar os indivíduos num processo de desenvolvimento das capacidades físicas, moral e intelectual, garantindo uma integração individual e social. Já que a questão do aluno surdo ter direito a um intérprete de Libras em sala de aula, cabe à escola e a sociedade rever seu papel perante o assunto da inclusão, pois ainda há bastante preconceito em torno desta questão. Esperamos que este trabalho possa contribuir com os estudos que buscam o esclarecimento das formas de atuação e dificuldades enfrentadas no cotidiano de pessoas com deficiências.