GÊNERO, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO: RELATO DE EXPERIENCIA NA PRÁTICA DOCENTE
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22972 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 639 "inscrito_id" => 3096 "titulo" => "GÊNERO, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO: RELATO DE EXPERIENCIA NA PRÁTICA DOCENTE" "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo socializar, em linhas gerais, reflexões sobre questões de Gênero, Sexualidade e Educação. Através de pesquisas bibliográficas buscamos entender como essas relações vêm sendo trabalhadas nas escolas, e se favorece um aprendizado significativo nas atividades pedagógicas. Para fundamentar essas questões trouxemos a Teoria de Guacira Lopes Louro, Deborah Britzman, Richard Johnson, Jeffrey, Weeks, com enfase nos parâmetros curriculares nacionais.O estudo tem interesse de alcançar uma maior reflexão a cerca dessas problemáticas que norteiam o ambiente escolar. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental João Francisco dos santos – Gurinhém, Riacho Verde, Sitio Buenos Aires- zona rural, no período de trinta dias com uma turma multisseriada, no turno manhã. Passando em seguida a refletir o que é Gênero, Sexualidade e Educação, através do relato de experiência descrevemos as atividades, realizadas em sala com os alunos, avaliando dessa forma a aprendizagem dos mesmos como também a minha prática docente. Com relação aos resultados e Discussões podemos dizer que na perspectiva desse estudo e de outros/as, não escapa aos setores conservadores caráter espaços em que uma educação sexual possa ser desenvolvida. Como conclusões considerou-se que esses compõem a prática educacional, portanto, o debate é em prol da não perpetuação de preconceitos e estereótipos que geram situações negativas entre homens e mulheres. Este trabalho é resultado de uma pesquisa desenvolvida no componente curricular Diversidade, Inclusão social e Educação pela professora Margareth Maria Melo (UEPB) para um melhor aprendizado no processo acadêmico e educativo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-09 - INCLUSÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL" "palavra_chave" => "GÊNERO, SEXUALIDADE, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA9_ID3096_12102016225701.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISÂNGELA JUSTINO" "autor_nome_curto" => "ELISÂNGELA" "autor_email" => "anginhaluz2009@hotmail.co" "autor_ies" => "EXECUTIVO COLÉGIO E CURSO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22972 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 639 "inscrito_id" => 3096 "titulo" => "GÊNERO, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO: RELATO DE EXPERIENCIA NA PRÁTICA DOCENTE" "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo socializar, em linhas gerais, reflexões sobre questões de Gênero, Sexualidade e Educação. Através de pesquisas bibliográficas buscamos entender como essas relações vêm sendo trabalhadas nas escolas, e se favorece um aprendizado significativo nas atividades pedagógicas. Para fundamentar essas questões trouxemos a Teoria de Guacira Lopes Louro, Deborah Britzman, Richard Johnson, Jeffrey, Weeks, com enfase nos parâmetros curriculares nacionais.O estudo tem interesse de alcançar uma maior reflexão a cerca dessas problemáticas que norteiam o ambiente escolar. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental João Francisco dos santos – Gurinhém, Riacho Verde, Sitio Buenos Aires- zona rural, no período de trinta dias com uma turma multisseriada, no turno manhã. Passando em seguida a refletir o que é Gênero, Sexualidade e Educação, através do relato de experiência descrevemos as atividades, realizadas em sala com os alunos, avaliando dessa forma a aprendizagem dos mesmos como também a minha prática docente. Com relação aos resultados e Discussões podemos dizer que na perspectiva desse estudo e de outros/as, não escapa aos setores conservadores caráter espaços em que uma educação sexual possa ser desenvolvida. Como conclusões considerou-se que esses compõem a prática educacional, portanto, o debate é em prol da não perpetuação de preconceitos e estereótipos que geram situações negativas entre homens e mulheres. Este trabalho é resultado de uma pesquisa desenvolvida no componente curricular Diversidade, Inclusão social e Educação pela professora Margareth Maria Melo (UEPB) para um melhor aprendizado no processo acadêmico e educativo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-09 - INCLUSÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL" "palavra_chave" => "GÊNERO, SEXUALIDADE, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA9_ID3096_12102016225701.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISÂNGELA JUSTINO" "autor_nome_curto" => "ELISÂNGELA" "autor_email" => "anginhaluz2009@hotmail.co" "autor_ies" => "EXECUTIVO COLÉGIO E CURSO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }