PESQUISA E LEITURA COMO ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO: UM ESTUDO COM JOVENS
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 23202 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 1022 "inscrito_id" => 3503 "titulo" => "PESQUISA E LEITURA COMO ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO: UM ESTUDO COM JOVENS" "resumo" => "O presente estudo objetivou discutir sobre a prática da pesquisa científica e da leitura enquanto estratégias de inclusão, tendo como foco a produção de conhecimentos sobre a juventude contemporânea a partir de diálogos com jovens. Para tanto, foi realizado um estudo de campo com abordagem qualitativa que contou com a participação de nove jovens do Programa ProJovem Trabalhador do município de Patos (Paraíba). Como estratégia metodológica, optou-se por uma dinâmica de oficinas que envolvia leituras e entrevistas, organizadas a partir de uma perspectiva sócio-histórica e crítica da cultura. Pensando a escolha teórico-metodológica como uma opção ética e política, tem-se como alguns dos interlocutores Mikhail Bakhtin e Juarez Dayrell. As histórias e experiências trazidas pelos jovens neste estudo oferecem reflexões acerca das imagens da juventude sacralizadas para tratar de sujeitos concretos, bem como o reconhecimento da existência de espaços e tempos distintos onde essas experiências se materialização. Os discursos que os jovens trazem ao buscarem se enunciar abordam temáticas diversas, tais como literatura, música, dança, escola e educação, trabalho, uso de álcool e outras drogas, relacionamentos com amigos e suas influências, vida familiar e diálogo, saúde-doença, esporte, cidade e lazer, dificuldades, mortes, ausências, intolerância, sexualidade e expectativas. Suas narrativas demarcam a inexorável relação entre sujeito e sociedade. Assim, ao se apresentarem enquanto sujeitos singulares trazem à baila temas que perpassam toda a sociedade, posicionando-se sobre as questões que envolvem as relações assimétricas entre crianças/jovens e adultos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-15 - PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA, LITERATURA INFANTIL E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "LEITURA, CIÊNCIA, INCLUSÃO, JOVENS, JOVENS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA15_ID3503_23102016224920.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TATIANA CRISTINA VASCONCELOS" "autor_nome_curto" => "TAT VASCONCELOS" "autor_email" => "vasconcelostc@yahoo.com.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 23202 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 1022 "inscrito_id" => 3503 "titulo" => "PESQUISA E LEITURA COMO ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO: UM ESTUDO COM JOVENS" "resumo" => "O presente estudo objetivou discutir sobre a prática da pesquisa científica e da leitura enquanto estratégias de inclusão, tendo como foco a produção de conhecimentos sobre a juventude contemporânea a partir de diálogos com jovens. Para tanto, foi realizado um estudo de campo com abordagem qualitativa que contou com a participação de nove jovens do Programa ProJovem Trabalhador do município de Patos (Paraíba). Como estratégia metodológica, optou-se por uma dinâmica de oficinas que envolvia leituras e entrevistas, organizadas a partir de uma perspectiva sócio-histórica e crítica da cultura. Pensando a escolha teórico-metodológica como uma opção ética e política, tem-se como alguns dos interlocutores Mikhail Bakhtin e Juarez Dayrell. As histórias e experiências trazidas pelos jovens neste estudo oferecem reflexões acerca das imagens da juventude sacralizadas para tratar de sujeitos concretos, bem como o reconhecimento da existência de espaços e tempos distintos onde essas experiências se materialização. Os discursos que os jovens trazem ao buscarem se enunciar abordam temáticas diversas, tais como literatura, música, dança, escola e educação, trabalho, uso de álcool e outras drogas, relacionamentos com amigos e suas influências, vida familiar e diálogo, saúde-doença, esporte, cidade e lazer, dificuldades, mortes, ausências, intolerância, sexualidade e expectativas. Suas narrativas demarcam a inexorável relação entre sujeito e sociedade. Assim, ao se apresentarem enquanto sujeitos singulares trazem à baila temas que perpassam toda a sociedade, posicionando-se sobre as questões que envolvem as relações assimétricas entre crianças/jovens e adultos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-15 - PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA, LITERATURA INFANTIL E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "LEITURA, CIÊNCIA, INCLUSÃO, JOVENS, JOVENS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA15_ID3503_23102016224920.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TATIANA CRISTINA VASCONCELOS" "autor_nome_curto" => "TAT VASCONCELOS" "autor_email" => "vasconcelostc@yahoo.com.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }