PRÁTICAS EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTAS: AÇÕES QUE CONTRIBUIRAM PARA A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 23219 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 941 "inscrito_id" => 3763 "titulo" => "PRÁTICAS EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTAS: AÇÕES QUE CONTRIBUIRAM PARA A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO" "resumo" => "Este estudo emerge de observações da prática pedagógica de uma professora na Educação de Jovens e Adultos – EJA, através do programa Educação do Trabalhador no Serviço Social da Indústria – SESI, no município de Mossoró/RN. Objetiva-se trazer contribuições/discursões acerca da prática pedagógica de uma professora que lecionou no ensino fundamental dos anos iniciais, e os meios utilizados pela mesma para o ensino da alfabetização e letramento na EJA. Percebem-se as ações e contribuições para compreender como acontece o processo de aquisição da leitura e escrita nesta modalidade de ensino e a metodologia adotada pela professora para conseguir que os seus alunos avance na leitura e escrita e se alfabetize. A metodologia para este trabalho foi um estudo de caso, através da observação e analise da prática da professora da referida instituição, durante uma semana. Aborda-se a questões sobre a educação de jovens e adultos e seu processo de aquisição da alfabetização e letramento, bem como o tratamento metodológico didático por parte da professora na realização destes, para alcança os objetivos e resultados traçados nesta modalidade de ensino. Constata-se que, sem uma ação didática planejada e sistemática de acordo com o contexto dos alunos não é possível uma aprendizagem satisfatória e motivadora. Por fim, conclui-se que a apreensão da alfabetização e letramento por parte dos jovens e adultos ocorre de forma singular sendo necessário para tanto, uma organização dos conteúdos, motivação, com planejamento sólido para alcançar os objetivos, além de buscar elementos significativos e contextualizados para obter aprendizagem relevante nesta modalidade de ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-14 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA14_ID3763_23102016180905.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CLEONEIDE SOARES " "autor_nome_curto" => "CLEONEIDE " "autor_email" => "cleoneide_s@hotmail.com" "autor_ies" => "UERN " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 23219 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 941 "inscrito_id" => 3763 "titulo" => "PRÁTICAS EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTAS: AÇÕES QUE CONTRIBUIRAM PARA A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO" "resumo" => "Este estudo emerge de observações da prática pedagógica de uma professora na Educação de Jovens e Adultos – EJA, através do programa Educação do Trabalhador no Serviço Social da Indústria – SESI, no município de Mossoró/RN. Objetiva-se trazer contribuições/discursões acerca da prática pedagógica de uma professora que lecionou no ensino fundamental dos anos iniciais, e os meios utilizados pela mesma para o ensino da alfabetização e letramento na EJA. Percebem-se as ações e contribuições para compreender como acontece o processo de aquisição da leitura e escrita nesta modalidade de ensino e a metodologia adotada pela professora para conseguir que os seus alunos avance na leitura e escrita e se alfabetize. A metodologia para este trabalho foi um estudo de caso, através da observação e analise da prática da professora da referida instituição, durante uma semana. Aborda-se a questões sobre a educação de jovens e adultos e seu processo de aquisição da alfabetização e letramento, bem como o tratamento metodológico didático por parte da professora na realização destes, para alcança os objetivos e resultados traçados nesta modalidade de ensino. Constata-se que, sem uma ação didática planejada e sistemática de acordo com o contexto dos alunos não é possível uma aprendizagem satisfatória e motivadora. Por fim, conclui-se que a apreensão da alfabetização e letramento por parte dos jovens e adultos ocorre de forma singular sendo necessário para tanto, uma organização dos conteúdos, motivação, com planejamento sólido para alcançar os objetivos, além de buscar elementos significativos e contextualizados para obter aprendizagem relevante nesta modalidade de ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-14 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA14_ID3763_23102016180905.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CLEONEIDE SOARES " "autor_nome_curto" => "CLEONEIDE " "autor_email" => "cleoneide_s@hotmail.com" "autor_ies" => "UERN " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }