Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

PRÁTICAS EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTAS: AÇÕES QUE CONTRIBUIRAM PARA A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO Comunicação Oral (CO) GT-14 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E INCLUSÃO
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 23219
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 941
    "inscrito_id" => 3763
    "titulo" => "PRÁTICAS EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTAS: AÇÕES QUE CONTRIBUIRAM PARA A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO"
    "resumo" => "Este estudo emerge de observações da prática pedagógica de uma professora na Educação de Jovens e Adultos – EJA, através do programa Educação do Trabalhador no Serviço Social da Indústria – SESI, no município de Mossoró/RN. Objetiva-se trazer contribuições/discursões acerca da prática pedagógica de uma professora que lecionou no ensino fundamental dos anos iniciais, e os meios utilizados pela mesma para o ensino da alfabetização e letramento na EJA. Percebem-se as ações e contribuições para compreender como acontece o processo de aquisição da leitura e escrita nesta modalidade de ensino e a metodologia adotada pela professora para conseguir que os seus alunos avance na leitura e escrita e se alfabetize. A metodologia para este trabalho foi um estudo de caso, através da observação e analise da prática da professora da referida instituição, durante uma semana. Aborda-se a questões sobre a educação de jovens e adultos e seu processo de aquisição da alfabetização e letramento, bem como o tratamento metodológico didático por parte da professora na realização destes, para alcança os objetivos e resultados traçados nesta modalidade de ensino. Constata-se que, sem uma ação didática planejada e sistemática de acordo com o contexto dos alunos não é possível uma aprendizagem satisfatória e motivadora. Por fim, conclui-se que a apreensão da alfabetização e letramento por parte dos jovens e adultos ocorre de forma singular sendo necessário para tanto, uma organização dos conteúdos, motivação, com planejamento sólido para alcançar os objetivos, além de buscar elementos significativos e contextualizados para obter aprendizagem relevante nesta modalidade de ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-14 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA14_ID3763_23102016180905.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:09"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CLEONEIDE SOARES "
    "autor_nome_curto" => "CLEONEIDE "
    "autor_email" => "cleoneide_s@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UERN "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 23219
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 941
    "inscrito_id" => 3763
    "titulo" => "PRÁTICAS EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTAS: AÇÕES QUE CONTRIBUIRAM PARA A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO"
    "resumo" => "Este estudo emerge de observações da prática pedagógica de uma professora na Educação de Jovens e Adultos – EJA, através do programa Educação do Trabalhador no Serviço Social da Indústria – SESI, no município de Mossoró/RN. Objetiva-se trazer contribuições/discursões acerca da prática pedagógica de uma professora que lecionou no ensino fundamental dos anos iniciais, e os meios utilizados pela mesma para o ensino da alfabetização e letramento na EJA. Percebem-se as ações e contribuições para compreender como acontece o processo de aquisição da leitura e escrita nesta modalidade de ensino e a metodologia adotada pela professora para conseguir que os seus alunos avance na leitura e escrita e se alfabetize. A metodologia para este trabalho foi um estudo de caso, através da observação e analise da prática da professora da referida instituição, durante uma semana. Aborda-se a questões sobre a educação de jovens e adultos e seu processo de aquisição da alfabetização e letramento, bem como o tratamento metodológico didático por parte da professora na realização destes, para alcança os objetivos e resultados traçados nesta modalidade de ensino. Constata-se que, sem uma ação didática planejada e sistemática de acordo com o contexto dos alunos não é possível uma aprendizagem satisfatória e motivadora. Por fim, conclui-se que a apreensão da alfabetização e letramento por parte dos jovens e adultos ocorre de forma singular sendo necessário para tanto, uma organização dos conteúdos, motivação, com planejamento sólido para alcançar os objetivos, além de buscar elementos significativos e contextualizados para obter aprendizagem relevante nesta modalidade de ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-14 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA14_ID3763_23102016180905.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:09"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CLEONEIDE SOARES "
    "autor_nome_curto" => "CLEONEIDE "
    "autor_email" => "cleoneide_s@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UERN "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

Este estudo emerge de observações da prática pedagógica de uma professora na Educação de Jovens e Adultos – EJA, através do programa Educação do Trabalhador no Serviço Social da Indústria – SESI, no município de Mossoró/RN. Objetiva-se trazer contribuições/discursões acerca da prática pedagógica de uma professora que lecionou no ensino fundamental dos anos iniciais, e os meios utilizados pela mesma para o ensino da alfabetização e letramento na EJA. Percebem-se as ações e contribuições para compreender como acontece o processo de aquisição da leitura e escrita nesta modalidade de ensino e a metodologia adotada pela professora para conseguir que os seus alunos avance na leitura e escrita e se alfabetize. A metodologia para este trabalho foi um estudo de caso, através da observação e analise da prática da professora da referida instituição, durante uma semana. Aborda-se a questões sobre a educação de jovens e adultos e seu processo de aquisição da alfabetização e letramento, bem como o tratamento metodológico didático por parte da professora na realização destes, para alcança os objetivos e resultados traçados nesta modalidade de ensino. Constata-se que, sem uma ação didática planejada e sistemática de acordo com o contexto dos alunos não é possível uma aprendizagem satisfatória e motivadora. Por fim, conclui-se que a apreensão da alfabetização e letramento por parte dos jovens e adultos ocorre de forma singular sendo necessário para tanto, uma organização dos conteúdos, motivação, com planejamento sólido para alcançar os objetivos, além de buscar elementos significativos e contextualizados para obter aprendizagem relevante nesta modalidade de ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.