Este estudo emerge de observações da prática pedagógica de uma professora na Educação de Jovens e Adultos – EJA, através do programa Educação do Trabalhador no Serviço Social da Indústria – SESI, no município de Mossoró/RN. Objetiva-se trazer contribuições/discursões acerca da prática pedagógica de uma professora que lecionou no ensino fundamental dos anos iniciais, e os meios utilizados pela mesma para o ensino da alfabetização e letramento na EJA. Percebem-se as ações e contribuições para compreender como acontece o processo de aquisição da leitura e escrita nesta modalidade de ensino e a metodologia adotada pela professora para conseguir que os seus alunos avance na leitura e escrita e se alfabetize. A metodologia para este trabalho foi um estudo de caso, através da observação e analise da prática da professora da referida instituição, durante uma semana. Aborda-se a questões sobre a educação de jovens e adultos e seu processo de aquisição da alfabetização e letramento, bem como o tratamento metodológico didático por parte da professora na realização destes, para alcança os objetivos e resultados traçados nesta modalidade de ensino. Constata-se que, sem uma ação didática planejada e sistemática de acordo com o contexto dos alunos não é possível uma aprendizagem satisfatória e motivadora. Por fim, conclui-se que a apreensão da alfabetização e letramento por parte dos jovens e adultos ocorre de forma singular sendo necessário para tanto, uma organização dos conteúdos, motivação, com planejamento sólido para alcançar os objetivos, além de buscar elementos significativos e contextualizados para obter aprendizagem relevante nesta modalidade de ensino.