FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UMA REFLEXÃO SOBRE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA COM O OLHAR NA INCLUSÃO SOCIAL.
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22959 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 416 "inscrito_id" => 1439 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UMA REFLEXÃO SOBRE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA COM O OLHAR NA INCLUSÃO SOCIAL." "resumo" => "O presente estudo apresenta aspectos relevantes da formação continuada para professores que atuam no Ensino Médio em uma das dezesseis regionais do Estado de Pernambuco. O trabalho privilegia a inovação pedagógica docente, articulação dos conhecimentos pedagógicos, a teoria e prática, (re) construção coletiva do ser, sua inclusão social como evidenciadas na nova Base Nacional Comum Curricular para a formação humana integral. Analisa-se o programa de formação continuada para professores do Ensino Médio ofertado pela Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco, junto a Gerência Educacional de Políticas do Ensino Médio, responsável pela logística, dinâmica, execução e orientação instrucional aos professores. Nesse trabalho acompanhamos 50 Professores de Língua Portuguesa da Regional Agreste Meridional em Garanhuns. Procuramos levantar no programa de formação continuada tecer algumas reflexões teóricas e práticas sobre a atividade docente, a função da escola e o papel desse professor frente a essas inovações a que são desafiados com o olhar na inclusão social como direito de todos, levando em conta os paradigmas conceituais e princípios que vem sendo progressivamente defendida nos documentos nacionais e internacionais, a partir de estratégias metodológicas disponibilizadas nos encontros bimestrais, com o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento docente, a fim de rediscutirem e inovarem suas praticas de forma significativa com vistas à inclusão dos estudantes e esses dar respostas significativas de aprendizagens. Tomamos como categorias: formação continuada, inovação pedagógica e inclusão social, a partir dos estudos de Nóvoa, (1995); Imbernón, (2010); Fino, (2007); Mantoan, (2003); Sassaki, (2010); Declaração de Salamanca, (1994); entre outros. Foram abordados ainda, temas relevantes, debates, troca de experiências, socialização de conteúdos e outras atividades, que possibilita a inovação pedagógica, a reflexão dos saberes, bem como, revisita ao projeto político-pedagógico, com vistas à inclusão social dos estudantes. Concluiu-se que o tema inovação e inclusão social é um processo complexo, envolve a garantia do sucesso da aprendizagem em um ambiente harmônico e respeitador, colaborando para a construção da cidadania com justiça, dignidade e a formação humana integral do ser." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-10 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, INOVAÇÃO PEDAGÓGICA, INCLUSÃO SOCIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA10_ID1439_08092016211238.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DE FÁTIMA DOS SANTOS SOUTO" "autor_nome_curto" => "FÁTIMA SOUTO" "autor_email" => "fatimawsouto@yahoo.com.br" "autor_ies" => "SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22959 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 416 "inscrito_id" => 1439 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UMA REFLEXÃO SOBRE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA COM O OLHAR NA INCLUSÃO SOCIAL." "resumo" => "O presente estudo apresenta aspectos relevantes da formação continuada para professores que atuam no Ensino Médio em uma das dezesseis regionais do Estado de Pernambuco. O trabalho privilegia a inovação pedagógica docente, articulação dos conhecimentos pedagógicos, a teoria e prática, (re) construção coletiva do ser, sua inclusão social como evidenciadas na nova Base Nacional Comum Curricular para a formação humana integral. Analisa-se o programa de formação continuada para professores do Ensino Médio ofertado pela Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco, junto a Gerência Educacional de Políticas do Ensino Médio, responsável pela logística, dinâmica, execução e orientação instrucional aos professores. Nesse trabalho acompanhamos 50 Professores de Língua Portuguesa da Regional Agreste Meridional em Garanhuns. Procuramos levantar no programa de formação continuada tecer algumas reflexões teóricas e práticas sobre a atividade docente, a função da escola e o papel desse professor frente a essas inovações a que são desafiados com o olhar na inclusão social como direito de todos, levando em conta os paradigmas conceituais e princípios que vem sendo progressivamente defendida nos documentos nacionais e internacionais, a partir de estratégias metodológicas disponibilizadas nos encontros bimestrais, com o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento docente, a fim de rediscutirem e inovarem suas praticas de forma significativa com vistas à inclusão dos estudantes e esses dar respostas significativas de aprendizagens. Tomamos como categorias: formação continuada, inovação pedagógica e inclusão social, a partir dos estudos de Nóvoa, (1995); Imbernón, (2010); Fino, (2007); Mantoan, (2003); Sassaki, (2010); Declaração de Salamanca, (1994); entre outros. Foram abordados ainda, temas relevantes, debates, troca de experiências, socialização de conteúdos e outras atividades, que possibilita a inovação pedagógica, a reflexão dos saberes, bem como, revisita ao projeto político-pedagógico, com vistas à inclusão social dos estudantes. Concluiu-se que o tema inovação e inclusão social é um processo complexo, envolve a garantia do sucesso da aprendizagem em um ambiente harmônico e respeitador, colaborando para a construção da cidadania com justiça, dignidade e a formação humana integral do ser." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-10 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, INOVAÇÃO PEDAGÓGICA, INCLUSÃO SOCIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA10_ID1439_08092016211238.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DE FÁTIMA DOS SANTOS SOUTO" "autor_nome_curto" => "FÁTIMA SOUTO" "autor_email" => "fatimawsouto@yahoo.com.br" "autor_ies" => "SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }