No contexto atual em que vivemos estar incluído digitalmente torna-se algo fundamental para uma democratização e acesso ao conhecimento. E a escola tem um papel significativo para isso, ao possibilitar que os alunos tenham acesso ao universo digital, como uma forma de incluí-los digitalmente e oportunizar o acesso às informações, pesquisas, e assim, exerçam sua cidadania. Contudo, para que isso aconteça é necessário que a escola, assim como os profissionais que nela atuam, tenham condições de viabilizarem a inserção dos alunos no mundo digital. Porém quando adentramos nessa questão, notamos que existem inúmeros desafios que circundam a utilização das TDICs no âmbito escolar. Sendo que um deles é a falta de professores capacitados para fazerem uso de recursos tecnológicos na sua prática docente. Diante disso, a nossa pesquisa surge ao percebemos que muitos professores deixam de utilizarem a tecnologia por não terem habilidades na utilização desse recurso para a educação, impossibilitando assim, que o seu aluno tenha direito a outras possibilidades de conhecimento que o ciberespaço oferece. Tomando essas considerações como base para a pesquisa, investigamos como a falta de capacitação dos professores se torna um desafio no momento de realizar a inclusão digital. Para isso, fizemos um estudo com professores da rede municipal de educação da cidade de Campina Grande – PB.