Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

INCLUSÃO DE ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO

Palavra-chaves: INCLUSÃO, DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM, IGUALDADE DE ENSINO Pôster (PO) GT-04 - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO EDUCACIONAL
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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

O pertinente artigo aborda questões sobre a inclusão de alunos com dificuldades de aprendizagem nas instituições de ensino, assim como, a maneira que se caracterizam as dificuldades de aprendizagem no meio educacional. É importante salientar que, dificuldade de aprendizagem trata-se de problemas orgânicos, sociais, culturais, econômicos etc., que podem afetar o desenvolvimento da aprendizagem do sujeito. O artigo ainda traz consigo um recorte sobre o processo de ensino/aprendizagem, o posicionamento dos profissionais da educação frente a esses alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem e, as políticas de inclusão desenvolvidas para a inserção desses alunos no âmbito escolar. Para a construção do artigo foi realizada uma revisão bibliográfica por meio de livros, artigos e livros eletrônicos acerca do tema discutido, assim, coletando informações que tivessem relevância sobre a temática abordada. Os resultados encontrados mostram que, ainda existe uma grande quantidade de educadores que, por algum motivo, ao se depararem com alunos que estão passando por alguma dificuldade escolar, vêm a criar rótulos e deficiências, por falta de conhecimento sobre os inúmeros fatores que podem interferir na aprendizagem dos seus alunos. Assim, não sabendo distinguir o termo dificuldade de aprendizagem que está relacionado a fatores externos que afetam a vida e o desenvolvimento da criança, de uma deficiência intelectual que é uma deficiência onde o sujeito apresenta déficits cognitivos, dificuldades para resolver problemas, dificuldades de comunicação etc. Acarretando assim, um sofrimento ainda maior para estes indivíduos que, por vezes, são compreendidos de uma forma inadequada e acabam por não receberem serviços, materiais e um suporte adequado das instituições de ensino.

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