Resumo: O presente estudo centra-se na abordagem do tema surdez, no intuito de promover uma educação voltada a combater o preconceito no âmbito escolar e incentivar os educandos a conviver com o outro, respeitando-o como ser diferente. A pesquisa apresenta uma abordagem da historicidade dos surdos, da educação inclusiva e as tendências educacionais sobre a aprendizagem das crianças surdas. A educação inclusiva ao longo da história teve uma caminhada árdua até os dias atuais. A visão em relação à pessoa surda mudou muito ao longo da história da humanidade. O conhecimento de seus marcos legais é essencial para a construção de uma visão ampla da educação das pessoas com deficiência. A inclusão escolar dos surdos em escolas públicas tem a premissa de que é necessário reproduzir para o surdo às mesmas condições em que o ouvinte adquire a língua oral. A discussão sobre a inclusão de surdos no contexto educacional tem sido campo para inúmeras reflexões. As tendências que foram adotadas, ao longo da história dos surdos, versam a incessante necessidade de se entender que não basta apenas que o surdo frequente a escola, mas que seja atendido dentro de suas exiguidades. Para tanto, este estudo buscou apresentar inúmeras possibilidades que a educação inclusiva pode proporcionar ao aluno surdo, como também mostrou aos profissionais da educação as mais variadas formas de exercitarem seus saberes na construção de práticas essencialmente visuais para surdos, portanto, de fato inclusivas. Assim, é preciso compreender na integra a vida das pessoas portadoras de surdez, bem como suas culturas, identidades, comunidades e dificuldades dentro do processo educacional para que a aprendizagem significativa aconteça verdadeiramente e possa fazer a diferença.