BARBOSA, Joseane Tavares et al.. Sac: sem acessibilidade ao cego. Anais II CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/23278>. Acesso em: 05/11/2024 13:48
O presente artigo trata das dificuldades enfrentadas pelos deficientes visuais em se obter informações dos produtos que desejam comprar na contemporaneidade. É ensejo nosso explicitar o paradoxo em que as pessoas com tal deficiência vive, porquanto vivemos na era da informação e da tecnologia, contudo ainda tropeçamos e deixamos a desejar nas pequenas coisas, isto é, em detalhes que fazem uma grande diferença no final das contas. Diante disto, e pretendendo servir como um informe para possibilitar um fim a essa conjuntura, iremos demonstrar o quão escassa é a informação disponível em Braille, quando existente, nos mais diversos produtos vendidos no mercado, desde itens alimentícios como o café a itens de perfumaria, ou seja, da falta de acessibilidade à informação que os cegos enfrentam quando da compra de produtos de gêneros diversificados. Para tanto, analisamos o quanto de informação é excluída quando comparadas as informações para o vidente e para o deficiente visual no mesmo produto, trata-se, então, este estudo de uma pesquisa tanto quantitativa, por tratarmos da percentagem de exclusão da informação, quanto qualitativa, pois também trataremos da qualidade das informações prestadas. Por ser a pesquisa qualitativa um leque em que se permite utilizar mais de um tipo de pesquisa, faremos uso também das pesquisas.... O nosso referencial teórico é composto, principalmente, por autores que tratam da inclusão social das pessoas com deficiência, bem como da deficiência visual.