O presente artigo é fruto de uma pesquisa de mestrado em andamento que tem como objetivo principal investigar como a temática da história e cultura afrobrasileira está sendo desenvolvida na prática docente de professoras dos anos iniciais nas aulas de história da escola do campo Antônio Alves de Araújo, localizada no munícipio de Campina Grande-PB. Realizaremos nesta pesquisa um diálogo da história com a educação na abordagem da temática racial na perspectiva do ensino de história e cultura afrobrasileira. Para subsidiar nosso estudo, destacamos como suporte teórico: Bittencourt (2011), na abordagem do ensino de história, Gonçalves; Silva (2006) na compreensão do multiculturalismo, Munanga (2008) na discursão sobre negritude, Nóvoa (1999), Tardif (2002), Pimenta (2012) no debate sobre a formação de professores, dentre outros, Fundamentamo-nos também em documentos oficiais que versam sobre a temática afrobrasileira e sua inclusão no contexto escolar. Para tanto, utilizaremos como aporte metodológico a pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-ação com interface nas discussões dos cotidianos. Como instrumentos de pesquisa empregaremos as técnicas da observação participante e entrevista semi-estruturadas, visto que essas fontes nos permitirá uma melhor compreensão a respeito do objeto de estudo. Acreditamos que a formação docente é uma condição sine qua non para colocar em prática um trabalho crítico-reflexivo, com vista ao combate a discriminações e preconceitos no cotidiano escolar e na sala de aula.