A educação ocupa um lugar permanente nos debates sobre desenvolvimento, porque ela é percebida como um fator decisivo para definição dos rumos da sociedade. Considerando a referência que a Educação Popular constitui em âmbito nacional, no tocante ao delineamento de caminhos para a formação, inclusive, compondo um dos Grupos de Trabalhos mais antigos da ANPED - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação é fundamental analisar essa abordagem pedagógica, que vem sendo desvelado no âmbito da teoria e das práticas educativas. A presente proposta de estudo visa discutir a importância da amorosidade como categoria fundante e sua contribuição política pedagógica no desenvolvimento intelectual e social dos indivíduos. Para isso é importante imergir nas concepções teóricas da emoção do amor como caminho para compreensão da percepção de Freire sobre esse sentimento tão influente na vida do SER humano. Nos últimos anos, o estudo das emoções assumiu um papel muito importante no campo do conhecimento. Neste sentindo, é fundamental compreender as múltiplas influências das emoções no decorrer da vida, pois ela determina desde o processo educativo, até a maneira de se relacionar com as pessoas. Este trabalho constituiu de uma pesquisa bibliográfica, no qual aflorou fruto da base teórica de uma pesquisa em andamento, promovida por ocasião da dissertação de Mestrado, no qual a análise ainda se encontra em andamento. No entanto alguns aspectos levantados nos levaram a construção desse artigo. Segundo Freire, o pilar de todo o processo educativo, é o amor. De modo que a prática pedagógica do amor nos provoca para o desenvolvimento de processo de aprendizagem dialógico, encharcando a razão de emoção, capaz de perceber e ler a história humana contribuindo para a emancipação do ser e sua liberdade, através de uma escola cidadã. Essa proposta nos leva à transformação e à construção de um mundo com mais justiça social e solidariedade.