O presente trabalho teve como objetivo analisar o papel da experimentação no ensino de ciências por investigação em uma turma de correção de fluxo do Projeto Travessia Médio em Pernambuco e específicos: identificar fatores que podem contribuir para a aprendizagem de ciências a partir de atividades experimentais em sala de aula; e analisar a avaliação dos estudantes em relação à proposta de atividades experimentais no ensino de ciências por investigação. Para que esses objetivos fossem atingidos foi necessário elaborar atividades que experimentais que contemplassem o ensino de ciências por investigação, a problematização e a reflexão sobre os resultados obtidos. O referencial teórico está alicerçado na teoria construtivista de Jean Piaget que melhor se enquadra nas atividades realizadas, uma vez que para haver aprendizado se faze necessário o processo de desequilibração para em seguida o estudante se equilibrar, quando então acontece a aprendizagem e a construção do conhecimento. A pesquisa trata-se de um estudo de caso por apresentar um evento único com características próprias dos sujeitos envolvidos. Assim participaram da mesma, quinze estudantes da rede pública estadual de Pernambuco do Projeto de Correção de Fluxo Travessia Médio que funciona em uma escola no Município do Jaboatão dos Guararapes em Pernambuco. Os estudantes foram divididos em cinco grupos onde cada um realizou uma atividade experimental para seus colegas. Os resultados mostraram que a proposta de ensino por investigação pode contribuir de forma significativa para potencializar o aprendizado dos estudantes além de fomentar a curiosidade e motivação na tentativa de solucionar problemas propostos pelos professores em aulas de ciências.