Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

PERCEPÇÃO DOCENTE SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO SUPERIOR

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ENSINO SUPERIOR, PROFESSOR Comunicação Oral (CO) GT-10 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO
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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

Resumo do artigo: Inclusão significa conter em, compreender, fazer parte de, ou participar de. (SACCONI, 2009). A inclusão no âmbito educacional refere-se à participação do aluno em todas as esferas educacionais e ao compromisso da instituição em proporcionar atividades que contribuam para o seu pleno desenvolvimento. Esta pesquisa teve como objetivo analisar as percepções de professores sobre a questão da inclusão no ensino superior. Fora realizada uma pesquisa de campo, analítica com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados com os professores de uma IES particular de Fortaleza que receberam em suas salas de aula uma aluna portadora de síndrome de down. Os dados foram coletados através de questionários e analisados através de Bardin (1977). Os resultados mostram que os professores necessitam de formação continuada para trabalhar com alunos portadores de necessidades especiais. As maiores dificuldades apontadas pelos docentes em relação ao aluno portador de necessidade especial é a relação com a turma e a necessidade de um acompanhamento individualizado. Conclui-se, com estudo, que há necessidade de investimentos na formação docente além de mais estudos em relação a esta temática.

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