No contexto atual há um aumento de discussões sobre a educação profissional de mulheres. A história mostra que as mulheres sempre foram moldadas para seguirem padrões femininos não somente em seu seio familiar, como também dentro do contexto escolar, existindo sempre uma desigualdade no acesso da mulher ao processo formativo existente no sistema educacional estabelecido, principalmente quando relacionado ao seu processo de preparação para o trabalho, pois esta estava destinada ao casamento, trabalhos domésticos, atividades da igreja e etc., porém, grandes avanços foram sendo conquistados com o passar dos anos no que se refere ao seu contexto profissional. Neste sentido, nossa proposta de trabalho é averiguar como se deu o processo de profissionalização da mulher brasileira, visto que a formação profissional das mulheres é um fator determinante para a conquista de seu espaço social. Para isto, realizamos uma pesquisa bibliográfica, o que nos proporcionou uma melhor contextualização da profissionalização feminina. Durante o trabalho trazemos dados censitários que mostram que as particularidades das diferentes realidades das mulheres brasileiras não são levadas em consideração, como por exemplo, raça, cor, classe social, sendo necessário discutirmos sobre esses diversos aspectos para que se tenha uma fidedigna discussão sobre a profissionalização das múltiplas mulheres brasileiras. Apesar dos avanços existentes sobre este tema, ainda é necessária a luta por mais políticas públicas, programas e projetos que dêem amplas oportunidades para as mulheres estarem sendo incluídas nas mais diversas áreas, inclusive naquelas vistas como tipicamente masculinas, mesmo em um contexto tão conservador como o que ainda vivemos nos dias atuais.