AS POSSIBILIDADES DO USO DO PORTFÓLIO DIGITAL À PRÁTICA DOCENTE
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22705 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 993 "inscrito_id" => 1740 "titulo" => "AS POSSIBILIDADES DO USO DO PORTFÓLIO DIGITAL À PRÁTICA DOCENTE" "resumo" => "O presente artigo vem relatar o resultado de uma pesquisa realizada nos meses de outubro e novembro de 2012, com alunos e professores de uma escola municipal de Campina Grande-PB, durante a disciplina de estágio supervisionado VI, do curso de Pedagogia, da Universidade Estadual da Paraíba. O objetivo deste trabalho consiste em apresentar o portfólio digital como um recurso que pode ser introduzido na sala de aula como linha metodológica bastante dinâmica, inclusiva e interdisciplinar. A linha metodológica utilizada foi a pesquisa ação, por meio da qual foi possível estabelecer vínculos com a professora e com os alunos da turma pesquisada. O embasamento teórico deu-se a partir de Moran (2008), Hernandez (2002), Candau (1983), Freire (1996), Kenski (2007) entre outros. Inicialmente foram trabalhadas com os alunos as ferramentas computacionais a serem utilizadas, Word e Power Point. Em seguida, foi apresentado aos mesmos um portfólio digital, para que a partir daí eles pudessem construir o seu próprio portfólio. Nestes, deveriam ser colocadas as dúvidas e as aprendizagens que os alunos tiveram no processo de ensino, escrevendo todas as informações, facilitando assim na forma de avaliação da professora. A relevância deste trabalho está no desejo que se tem de contribuir com o debate sobre o tema enfocado, uma vez que o uso do portfólio digital proporciona, aos alunos e aos professores, o estímulo a estar cada vez mais capacitado em relação às tecnologias da sociedade da informação e da comunicação, assim como também, contribuir para o redimensionamento da prática pedagógica, auxiliando no modo como se ensina e como se avalia, assim como também, na produção e na socialização de conhecimentos, despertando em alunos e professores o desejo de trabalhar em sala de aula de forma criativa, crítica, lúdica e autônoma." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL" "palavra_chave" => "PORTFÓLIO DIGITAL, AVALIAÇÃO, TECNOLOGIAS DIGITAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA2_ID1740_23102016213538.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LÍVIA RAQUEL FORTUNATO PAULINO" "autor_nome_curto" => "LÍVIA FORTUNATO" "autor_email" => "livia_rakel@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22705 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 993 "inscrito_id" => 1740 "titulo" => "AS POSSIBILIDADES DO USO DO PORTFÓLIO DIGITAL À PRÁTICA DOCENTE" "resumo" => "O presente artigo vem relatar o resultado de uma pesquisa realizada nos meses de outubro e novembro de 2012, com alunos e professores de uma escola municipal de Campina Grande-PB, durante a disciplina de estágio supervisionado VI, do curso de Pedagogia, da Universidade Estadual da Paraíba. O objetivo deste trabalho consiste em apresentar o portfólio digital como um recurso que pode ser introduzido na sala de aula como linha metodológica bastante dinâmica, inclusiva e interdisciplinar. A linha metodológica utilizada foi a pesquisa ação, por meio da qual foi possível estabelecer vínculos com a professora e com os alunos da turma pesquisada. O embasamento teórico deu-se a partir de Moran (2008), Hernandez (2002), Candau (1983), Freire (1996), Kenski (2007) entre outros. Inicialmente foram trabalhadas com os alunos as ferramentas computacionais a serem utilizadas, Word e Power Point. Em seguida, foi apresentado aos mesmos um portfólio digital, para que a partir daí eles pudessem construir o seu próprio portfólio. Nestes, deveriam ser colocadas as dúvidas e as aprendizagens que os alunos tiveram no processo de ensino, escrevendo todas as informações, facilitando assim na forma de avaliação da professora. A relevância deste trabalho está no desejo que se tem de contribuir com o debate sobre o tema enfocado, uma vez que o uso do portfólio digital proporciona, aos alunos e aos professores, o estímulo a estar cada vez mais capacitado em relação às tecnologias da sociedade da informação e da comunicação, assim como também, contribuir para o redimensionamento da prática pedagógica, auxiliando no modo como se ensina e como se avalia, assim como também, na produção e na socialização de conhecimentos, despertando em alunos e professores o desejo de trabalhar em sala de aula de forma criativa, crítica, lúdica e autônoma." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL" "palavra_chave" => "PORTFÓLIO DIGITAL, AVALIAÇÃO, TECNOLOGIAS DIGITAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA2_ID1740_23102016213538.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LÍVIA RAQUEL FORTUNATO PAULINO" "autor_nome_curto" => "LÍVIA FORTUNATO" "autor_email" => "livia_rakel@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }