O presente artigo vem relatar o resultado de uma pesquisa realizada nos meses de outubro e novembro de 2012, com alunos e professores de uma escola municipal de Campina Grande-PB, durante a disciplina de estágio supervisionado VI, do curso de Pedagogia, da Universidade Estadual da Paraíba. O objetivo deste trabalho consiste em apresentar o portfólio digital como um recurso que pode ser introduzido na sala de aula como linha metodológica bastante dinâmica, inclusiva e interdisciplinar. A linha metodológica utilizada foi a pesquisa ação, por meio da qual foi possível estabelecer vínculos com a professora e com os alunos da turma pesquisada. O embasamento teórico deu-se a partir de Moran (2008), Hernandez (2002), Candau (1983), Freire (1996), Kenski (2007) entre outros. Inicialmente foram trabalhadas com os alunos as ferramentas computacionais a serem utilizadas, Word e Power Point. Em seguida, foi apresentado aos mesmos um portfólio digital, para que a partir daí eles pudessem construir o seu próprio portfólio. Nestes, deveriam ser colocadas as dúvidas e as aprendizagens que os alunos tiveram no processo de ensino, escrevendo todas as informações, facilitando assim na forma de avaliação da professora. A relevância deste trabalho está no desejo que se tem de contribuir com o debate sobre o tema enfocado, uma vez que o uso do portfólio digital proporciona, aos alunos e aos professores, o estímulo a estar cada vez mais capacitado em relação às tecnologias da sociedade da informação e da comunicação, assim como também, contribuir para o redimensionamento da prática pedagógica, auxiliando no modo como se ensina e como se avalia, assim como também, na produção e na socialização de conhecimentos, despertando em alunos e professores o desejo de trabalhar em sala de aula de forma criativa, crítica, lúdica e autônoma.