Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

AS POSSIBILIDADES DO USO DO PORTFÓLIO DIGITAL À PRÁTICA DOCENTE

Palavra-chaves: PORTFÓLIO DIGITAL, AVALIAÇÃO, TECNOLOGIAS DIGITAIS Comunicação Oral (CO) GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22705
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 993
    "inscrito_id" => 1740
    "titulo" => "AS POSSIBILIDADES DO USO DO PORTFÓLIO DIGITAL À PRÁTICA DOCENTE"
    "resumo" => "O presente artigo vem relatar o resultado de uma pesquisa realizada nos meses de outubro e novembro de 2012, com alunos e professores de uma escola municipal de Campina Grande-PB, durante a disciplina de estágio supervisionado VI, do curso de Pedagogia, da Universidade Estadual da Paraíba. O objetivo deste trabalho consiste em apresentar o portfólio digital como um recurso que pode ser introduzido na sala de aula como linha metodológica bastante dinâmica, inclusiva e interdisciplinar.  A linha metodológica utilizada foi a pesquisa ação, por meio da qual foi possível estabelecer vínculos com a professora e com os alunos da turma pesquisada. O embasamento teórico deu-se a partir de Moran (2008), Hernandez (2002), Candau (1983), Freire (1996), Kenski (2007) entre outros. Inicialmente foram trabalhadas com os alunos as ferramentas computacionais a serem utilizadas, Word e Power Point. Em seguida, foi apresentado aos mesmos um portfólio digital, para que a partir daí eles pudessem construir o seu próprio portfólio. Nestes, deveriam ser colocadas as dúvidas e as aprendizagens que os alunos tiveram no processo de ensino, escrevendo todas as informações, facilitando assim na forma de avaliação da professora. A relevância deste trabalho está no desejo que se tem de contribuir com o debate sobre o tema enfocado, uma vez que o uso do portfólio digital proporciona, aos alunos e aos professores, o estímulo a estar cada vez mais capacitado em relação às tecnologias da sociedade da informação e da comunicação, assim como também, contribuir para o redimensionamento da prática pedagógica, auxiliando no modo como se ensina e como se avalia, assim como também, na produção e na socialização de conhecimentos, despertando em alunos e professores o desejo de trabalhar em sala de aula de forma criativa, crítica, lúdica e autônoma."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL"
    "palavra_chave" => "PORTFÓLIO DIGITAL, AVALIAÇÃO, TECNOLOGIAS DIGITAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA2_ID1740_23102016213538.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LÍVIA RAQUEL FORTUNATO PAULINO"
    "autor_nome_curto" => "LÍVIA FORTUNATO"
    "autor_email" => "livia_rakel@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22705
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 993
    "inscrito_id" => 1740
    "titulo" => "AS POSSIBILIDADES DO USO DO PORTFÓLIO DIGITAL À PRÁTICA DOCENTE"
    "resumo" => "O presente artigo vem relatar o resultado de uma pesquisa realizada nos meses de outubro e novembro de 2012, com alunos e professores de uma escola municipal de Campina Grande-PB, durante a disciplina de estágio supervisionado VI, do curso de Pedagogia, da Universidade Estadual da Paraíba. O objetivo deste trabalho consiste em apresentar o portfólio digital como um recurso que pode ser introduzido na sala de aula como linha metodológica bastante dinâmica, inclusiva e interdisciplinar.  A linha metodológica utilizada foi a pesquisa ação, por meio da qual foi possível estabelecer vínculos com a professora e com os alunos da turma pesquisada. O embasamento teórico deu-se a partir de Moran (2008), Hernandez (2002), Candau (1983), Freire (1996), Kenski (2007) entre outros. Inicialmente foram trabalhadas com os alunos as ferramentas computacionais a serem utilizadas, Word e Power Point. Em seguida, foi apresentado aos mesmos um portfólio digital, para que a partir daí eles pudessem construir o seu próprio portfólio. Nestes, deveriam ser colocadas as dúvidas e as aprendizagens que os alunos tiveram no processo de ensino, escrevendo todas as informações, facilitando assim na forma de avaliação da professora. A relevância deste trabalho está no desejo que se tem de contribuir com o debate sobre o tema enfocado, uma vez que o uso do portfólio digital proporciona, aos alunos e aos professores, o estímulo a estar cada vez mais capacitado em relação às tecnologias da sociedade da informação e da comunicação, assim como também, contribuir para o redimensionamento da prática pedagógica, auxiliando no modo como se ensina e como se avalia, assim como também, na produção e na socialização de conhecimentos, despertando em alunos e professores o desejo de trabalhar em sala de aula de forma criativa, crítica, lúdica e autônoma."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL"
    "palavra_chave" => "PORTFÓLIO DIGITAL, AVALIAÇÃO, TECNOLOGIAS DIGITAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA2_ID1740_23102016213538.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LÍVIA RAQUEL FORTUNATO PAULINO"
    "autor_nome_curto" => "LÍVIA FORTUNATO"
    "autor_email" => "livia_rakel@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

O presente artigo vem relatar o resultado de uma pesquisa realizada nos meses de outubro e novembro de 2012, com alunos e professores de uma escola municipal de Campina Grande-PB, durante a disciplina de estágio supervisionado VI, do curso de Pedagogia, da Universidade Estadual da Paraíba. O objetivo deste trabalho consiste em apresentar o portfólio digital como um recurso que pode ser introduzido na sala de aula como linha metodológica bastante dinâmica, inclusiva e interdisciplinar. A linha metodológica utilizada foi a pesquisa ação, por meio da qual foi possível estabelecer vínculos com a professora e com os alunos da turma pesquisada. O embasamento teórico deu-se a partir de Moran (2008), Hernandez (2002), Candau (1983), Freire (1996), Kenski (2007) entre outros. Inicialmente foram trabalhadas com os alunos as ferramentas computacionais a serem utilizadas, Word e Power Point. Em seguida, foi apresentado aos mesmos um portfólio digital, para que a partir daí eles pudessem construir o seu próprio portfólio. Nestes, deveriam ser colocadas as dúvidas e as aprendizagens que os alunos tiveram no processo de ensino, escrevendo todas as informações, facilitando assim na forma de avaliação da professora. A relevância deste trabalho está no desejo que se tem de contribuir com o debate sobre o tema enfocado, uma vez que o uso do portfólio digital proporciona, aos alunos e aos professores, o estímulo a estar cada vez mais capacitado em relação às tecnologias da sociedade da informação e da comunicação, assim como também, contribuir para o redimensionamento da prática pedagógica, auxiliando no modo como se ensina e como se avalia, assim como também, na produção e na socialização de conhecimentos, despertando em alunos e professores o desejo de trabalhar em sala de aula de forma criativa, crítica, lúdica e autônoma.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.