ESTEREÓTIPOS: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE UM CURSO SUPERIOR TECNOLÓGICO EM GESTÃO DE PESSOAS SOBRE AS PROFISSÕES
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22937 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 306 "inscrito_id" => 2325 "titulo" => "ESTEREÓTIPOS: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE UM CURSO SUPERIOR TECNOLÓGICO EM GESTÃO DE PESSOAS SOBRE AS PROFISSÕES" "resumo" => "Este estudo teve o objetivo de compreender como o trabalho vem sendo caracterizado pela existência de profissões estigmatizadas por relações de gênero, raça e idade. Trata-se de um empreendimento descritivo de cunho misto, isto é, quantitativo e qualitativo. Nesse âmbito, um grupo de sessenta estudantes de um curso superior tecnológico em gestão de recursos humanos (quarenta e dois (42) deles do sexo feminino e dezoito (18) deles do sexo masculino) foi inquirido, através de um fotoquestionário sobre os seus estereótipos em relação às profissões de diretor (a) executivo (a); professor (a); enfermeiro (a); gestor (a) de recursos humanos; engenheiro (a); mecânico (a); psicólogo (a) e analista de sistemas. Resultados preliminares, conquistados através de uma análise estatística, demonstraram a existência de estereótipos que reproduzem modelos anteriormente propostos pela literatura. Especificamente, foi constatada a existência de uma dicotomia entre profissões tipicamente femininas e profissões tipicamente masculinas. Às mulheres caberiam as tarefas que exigissem minúcia e delicadeza, enquanto aos homens as atividades que demandassem uma maior força física e a utilização do raciocínio lógico. Ainda que o estudo esteja em andamento, esses dados já outorgam a necessidade de uma formação tecnológica humanista. Considerando-se que os estereótipos estão na base do preconceito, urge que sejam trazidos à tona, através de um processo de reflexão. Pretende-se, dessa forma, que os resultados encontrados nesse estudo, ancorem o desenvolvimento de novas tecnologias de ensino, de modo que os atores possam dissolver essa dicotomia. Com efeito, o gerenciamento da diversidade nas suas futuras organizações dependerá necessariamente da dissolução desse tipo de estereótipos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-09 - INCLUSÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL" "palavra_chave" => "ESTEREÓTIPO, PROFISSÃO, GESTÃO DE PESSOAS, FORMAÇÃO ACADÊMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA9_ID2325_01092016223007.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ GUSTAVO LIMA FREIRE" "autor_nome_curto" => "GUSTAVO FREIRE" "autor_email" => "gstv.psi@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DOS GUARARAPES" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22937 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 306 "inscrito_id" => 2325 "titulo" => "ESTEREÓTIPOS: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE UM CURSO SUPERIOR TECNOLÓGICO EM GESTÃO DE PESSOAS SOBRE AS PROFISSÕES" "resumo" => "Este estudo teve o objetivo de compreender como o trabalho vem sendo caracterizado pela existência de profissões estigmatizadas por relações de gênero, raça e idade. Trata-se de um empreendimento descritivo de cunho misto, isto é, quantitativo e qualitativo. Nesse âmbito, um grupo de sessenta estudantes de um curso superior tecnológico em gestão de recursos humanos (quarenta e dois (42) deles do sexo feminino e dezoito (18) deles do sexo masculino) foi inquirido, através de um fotoquestionário sobre os seus estereótipos em relação às profissões de diretor (a) executivo (a); professor (a); enfermeiro (a); gestor (a) de recursos humanos; engenheiro (a); mecânico (a); psicólogo (a) e analista de sistemas. Resultados preliminares, conquistados através de uma análise estatística, demonstraram a existência de estereótipos que reproduzem modelos anteriormente propostos pela literatura. Especificamente, foi constatada a existência de uma dicotomia entre profissões tipicamente femininas e profissões tipicamente masculinas. Às mulheres caberiam as tarefas que exigissem minúcia e delicadeza, enquanto aos homens as atividades que demandassem uma maior força física e a utilização do raciocínio lógico. Ainda que o estudo esteja em andamento, esses dados já outorgam a necessidade de uma formação tecnológica humanista. Considerando-se que os estereótipos estão na base do preconceito, urge que sejam trazidos à tona, através de um processo de reflexão. Pretende-se, dessa forma, que os resultados encontrados nesse estudo, ancorem o desenvolvimento de novas tecnologias de ensino, de modo que os atores possam dissolver essa dicotomia. Com efeito, o gerenciamento da diversidade nas suas futuras organizações dependerá necessariamente da dissolução desse tipo de estereótipos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-09 - INCLUSÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL" "palavra_chave" => "ESTEREÓTIPO, PROFISSÃO, GESTÃO DE PESSOAS, FORMAÇÃO ACADÊMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA9_ID2325_01092016223007.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ GUSTAVO LIMA FREIRE" "autor_nome_curto" => "GUSTAVO FREIRE" "autor_email" => "gstv.psi@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DOS GUARARAPES" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }