Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

SEGUNDA LEI DA TERMODINÂMICA NO ENSINO MÉDIO: O MOTOR DE STIRLING E AS ANIMAÇÕES NA APRENDIZAGEM DE MÁQUINAS TÉRMICAS

Palavra-chaves: MÁQUINAS TÉRMICAS, EXPERIMENTAÇÃO, MOTOR DE STIRLING Pôster (PO) GT-16 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 23281
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 40
    "inscrito_id" => 655
    "titulo" => "SEGUNDA LEI DA TERMODINÂMICA NO ENSINO MÉDIO: O MOTOR DE STIRLING E AS ANIMAÇÕES NA APRENDIZAGEM DE MÁQUINAS TÉRMICAS"
    "resumo" => "Os conteúdos de Termodinâmica nem sempre são contemplados no Ensino Médio, a grande quantidade de conteúdos por semestre letivo e a falta de relacionamento com os conceitos de química envolvidos faz com que ela seja, na maioria das vezes, eliminada do conteúdo trabalhado em sala de aula. Levando em consideração as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN's - (2007), onde é afirmada a prioridade de seu estudo em relação a outros conteúdos de Física, o presente trabalho é discutido o funcionamento das máquinas térmicas através de animações e da experimentação. Com o propósito de instigar o interesse pela Física, a fim de favorecer aos alunos uma maior aproximação com o conhecimento científico, utilizamos algumas animações que ilustram os ciclos termodinâmicos e um motor de Stirling confeccionado com materiais do laboratório de Física do IFPE. A proposta foi aplicada em uma turma de segundo ano do ensino médio de uma escola da rede pública do município de Pesqueira-PE. O processo metodológico ocorreu através da aplicação de três aulas, levando em consideração que eles não haviam estudado o assunto, e dessa forma uma aula foi utilizada para introdução dos conceitos envolvidos no tema, e as duas últimas para a aplicação efetiva do conteúdo. Para que se possibilitasse a maior troca de conhecimentos entre os alunos, ao fim da intervenção foi solicitado que eles se reunissem em grupos para discutir sobre o tema e responder na forma de relatório o que compreenderam sobre as máquinas térmicas e como este se relacionava ao experimento exposto, para assim verificar se a experiência foi positiva quanto ao conhecimento adquirido por eles. Após a investigação dos resultados obtidos através de avaliação, constatou-se que houve uma aprendizagem acerca dos conteúdos discutidos, além do mais, através deste trabalho, a maior parte dos alunos foi capaz de discutir sobre: o que é uma máquina térmica, como ela funciona e que máquinas térmicas estão mais próximas do nosso convívio social."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-16 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "MÁQUINAS TÉRMICAS, EXPERIMENTAÇÃO, MOTOR DE STIRLING"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD4_SA16_ID655_28072016151654.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:09"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA BIANCA BEZERRA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA BIANCA"
    "autor_email" => "amanda.biancabp@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 23281
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 40
    "inscrito_id" => 655
    "titulo" => "SEGUNDA LEI DA TERMODINÂMICA NO ENSINO MÉDIO: O MOTOR DE STIRLING E AS ANIMAÇÕES NA APRENDIZAGEM DE MÁQUINAS TÉRMICAS"
    "resumo" => "Os conteúdos de Termodinâmica nem sempre são contemplados no Ensino Médio, a grande quantidade de conteúdos por semestre letivo e a falta de relacionamento com os conceitos de química envolvidos faz com que ela seja, na maioria das vezes, eliminada do conteúdo trabalhado em sala de aula. Levando em consideração as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN's - (2007), onde é afirmada a prioridade de seu estudo em relação a outros conteúdos de Física, o presente trabalho é discutido o funcionamento das máquinas térmicas através de animações e da experimentação. Com o propósito de instigar o interesse pela Física, a fim de favorecer aos alunos uma maior aproximação com o conhecimento científico, utilizamos algumas animações que ilustram os ciclos termodinâmicos e um motor de Stirling confeccionado com materiais do laboratório de Física do IFPE. A proposta foi aplicada em uma turma de segundo ano do ensino médio de uma escola da rede pública do município de Pesqueira-PE. O processo metodológico ocorreu através da aplicação de três aulas, levando em consideração que eles não haviam estudado o assunto, e dessa forma uma aula foi utilizada para introdução dos conceitos envolvidos no tema, e as duas últimas para a aplicação efetiva do conteúdo. Para que se possibilitasse a maior troca de conhecimentos entre os alunos, ao fim da intervenção foi solicitado que eles se reunissem em grupos para discutir sobre o tema e responder na forma de relatório o que compreenderam sobre as máquinas térmicas e como este se relacionava ao experimento exposto, para assim verificar se a experiência foi positiva quanto ao conhecimento adquirido por eles. Após a investigação dos resultados obtidos através de avaliação, constatou-se que houve uma aprendizagem acerca dos conteúdos discutidos, além do mais, através deste trabalho, a maior parte dos alunos foi capaz de discutir sobre: o que é uma máquina térmica, como ela funciona e que máquinas térmicas estão mais próximas do nosso convívio social."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-16 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "MÁQUINAS TÉRMICAS, EXPERIMENTAÇÃO, MOTOR DE STIRLING"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD4_SA16_ID655_28072016151654.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:09"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA BIANCA BEZERRA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA BIANCA"
    "autor_email" => "amanda.biancabp@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

Os conteúdos de Termodinâmica nem sempre são contemplados no Ensino Médio, a grande quantidade de conteúdos por semestre letivo e a falta de relacionamento com os conceitos de química envolvidos faz com que ela seja, na maioria das vezes, eliminada do conteúdo trabalhado em sala de aula. Levando em consideração as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN's - (2007), onde é afirmada a prioridade de seu estudo em relação a outros conteúdos de Física, o presente trabalho é discutido o funcionamento das máquinas térmicas através de animações e da experimentação. Com o propósito de instigar o interesse pela Física, a fim de favorecer aos alunos uma maior aproximação com o conhecimento científico, utilizamos algumas animações que ilustram os ciclos termodinâmicos e um motor de Stirling confeccionado com materiais do laboratório de Física do IFPE. A proposta foi aplicada em uma turma de segundo ano do ensino médio de uma escola da rede pública do município de Pesqueira-PE. O processo metodológico ocorreu através da aplicação de três aulas, levando em consideração que eles não haviam estudado o assunto, e dessa forma uma aula foi utilizada para introdução dos conceitos envolvidos no tema, e as duas últimas para a aplicação efetiva do conteúdo. Para que se possibilitasse a maior troca de conhecimentos entre os alunos, ao fim da intervenção foi solicitado que eles se reunissem em grupos para discutir sobre o tema e responder na forma de relatório o que compreenderam sobre as máquinas térmicas e como este se relacionava ao experimento exposto, para assim verificar se a experiência foi positiva quanto ao conhecimento adquirido por eles. Após a investigação dos resultados obtidos através de avaliação, constatou-se que houve uma aprendizagem acerca dos conteúdos discutidos, além do mais, através deste trabalho, a maior parte dos alunos foi capaz de discutir sobre: o que é uma máquina térmica, como ela funciona e que máquinas térmicas estão mais próximas do nosso convívio social.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.