A metodologia adotada pelos professores em sala de aula é extremamente importante para que estes atinjam seus principais objetivos: passar os conhecimentos que adquiriram ao longo dos anos aos discentes. Todavia, pelo fato do ensino em escolas municipais e estaduais não serem de qualidade, o aprendizado do aluno acaba ficando comprometido. A pesquisa teve por objetivo descobrir o motivo pelo qual os lecionados enfrentam dificuldades básicas quanto à leitura, escrita, gramática e compreensão textual ao ingressarem no ensino médio técnico em escolas federais e os obstáculos enfrentados pelos professores, que lecionam Língua Portuguesa aos alunos do ensino fundamental. As respostas foram obtidas através de questionários que foram entregues aos docentes que ministram aulas nos nonos anos do Ensino Fundamental, e aos alunos dos primeiros anos que ingressaram na Instituição Federal de Rondônia – Campus Vilhena em 2015. Com as respostas obtidas através dos questionários aplicados, foi possível constatar que apesar dos professores possuírem graduação na área, os métodos utilizados por estes ao lecionarem Língua Portuguesa não são viáveis, logo que estes, não atingem o objetivo principal: fazer com que os alunos, verdadeiramente, entendam o conteúdo ministrado em sala de aula. Além disso, os docentes não conseguem planejar aulas dinâmicas pelo fato de precisarem ministrar aulas em outras disciplinas – Sociologia, Filosofia, Arte, dentre outras – e pelo fato de ficarem sobrecarregados devido à quantidade exorbitante de alunos, até 270 alunos em média segundo os resultados. Disciplinas extras e um número alto de alunos traz algumas consequências como aulas mal planejadas que não suprem as necessidades dos discentes.