Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A FORMAÇÃO DO ALUNO-LEITOR NO ENSINO DE GEOGRAFIA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO COTIDIANO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CAICÓRN

Palavra-chaves: LEITURA, , ENSINO, , LIVRO DIDÁTICO. Comunicação Oral (CO) GT-15 - PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA, LITERATURA INFANTIL E INCLUSÃO
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22553
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 562
    "inscrito_id" => 3477
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DO ALUNO-LEITOR NO ENSINO DE GEOGRAFIA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO COTIDIANO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CAICÓRN"
    "resumo" => "RESUMO: Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados da pesquisa realizada com alunos e professores das escolas municipais de CaicóRN, na qual procuramos verificar quais os recursos didáticos e as metodologias utilizadas pelos docentes nas aulas de geografia que visam contribuir para formação do aluno-leitor e qual o papel ocupado pela leitura na vida dos discentes. Para alcançar os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica acerca do tema, além da aplicação de questionários com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental e seus respectivos professores de geografia. Os resultados indicam que boa parte das metodologias desenvolvidas pelos professores de geografia se dão a partir do livro didático. Eles ainda não utilizam outros recursos didáticos, como livros paradidáticos ou de literatura para trabalhar a leitura vinculada ao ensino de geografia. Contudo, os docentes têm consciência das dificuldades enfrentadas pelos alunos, fato esse que dificulta o processo de ensino-aprendizagem da disciplina de geografia. No tocante aos alunos, foi constatado que eles não têm grande atração em realizar leituras a partir do livro didático, mas gostam de ler livros literários, gibis e contos de fadas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-15 - PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA, LITERATURA INFANTIL E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "LEITURA,, ENSINO,, LIVRO DIDÁTICO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA15_ID3477_10102016171556.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IZABEL CRISTINA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "IZABEL"
    "autor_email" => "silvaizabelprof@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22553
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 562
    "inscrito_id" => 3477
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DO ALUNO-LEITOR NO ENSINO DE GEOGRAFIA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO COTIDIANO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CAICÓRN"
    "resumo" => "RESUMO: Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados da pesquisa realizada com alunos e professores das escolas municipais de CaicóRN, na qual procuramos verificar quais os recursos didáticos e as metodologias utilizadas pelos docentes nas aulas de geografia que visam contribuir para formação do aluno-leitor e qual o papel ocupado pela leitura na vida dos discentes. Para alcançar os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica acerca do tema, além da aplicação de questionários com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental e seus respectivos professores de geografia. Os resultados indicam que boa parte das metodologias desenvolvidas pelos professores de geografia se dão a partir do livro didático. Eles ainda não utilizam outros recursos didáticos, como livros paradidáticos ou de literatura para trabalhar a leitura vinculada ao ensino de geografia. Contudo, os docentes têm consciência das dificuldades enfrentadas pelos alunos, fato esse que dificulta o processo de ensino-aprendizagem da disciplina de geografia. No tocante aos alunos, foi constatado que eles não têm grande atração em realizar leituras a partir do livro didático, mas gostam de ler livros literários, gibis e contos de fadas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-15 - PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA, LITERATURA INFANTIL E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "LEITURA,, ENSINO,, LIVRO DIDÁTICO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA15_ID3477_10102016171556.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IZABEL CRISTINA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "IZABEL"
    "autor_email" => "silvaizabelprof@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

RESUMO: Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados da pesquisa realizada com alunos e professores das escolas municipais de CaicóRN, na qual procuramos verificar quais os recursos didáticos e as metodologias utilizadas pelos docentes nas aulas de geografia que visam contribuir para formação do aluno-leitor e qual o papel ocupado pela leitura na vida dos discentes. Para alcançar os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica acerca do tema, além da aplicação de questionários com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental e seus respectivos professores de geografia. Os resultados indicam que boa parte das metodologias desenvolvidas pelos professores de geografia se dão a partir do livro didático. Eles ainda não utilizam outros recursos didáticos, como livros paradidáticos ou de literatura para trabalhar a leitura vinculada ao ensino de geografia. Contudo, os docentes têm consciência das dificuldades enfrentadas pelos alunos, fato esse que dificulta o processo de ensino-aprendizagem da disciplina de geografia. No tocante aos alunos, foi constatado que eles não têm grande atração em realizar leituras a partir do livro didático, mas gostam de ler livros literários, gibis e contos de fadas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.