Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL NO PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO ESPECIAL, INFORMÁTICA, INCLUSÃO SOCIAL Comunicação Oral (CO) GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 23297
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 92
    "inscrito_id" => 1800
    "titulo" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL NO PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS"
    "resumo" => "No Brasil, o domínio dos recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) ainda limita-se a uma pequena camada da população, contribuindo para a concentração de poder e renda e acentuando as diferenças sociais. As ferramentas de informática proporcionam oportunidades, possibilitando acesso ao desenvolvimento, educação e inclusão digital. O presente trabalho tem como objetivo promover a inserção social através da utilização de metodologias de acesso às TIC’s, como meio de possibilitar acesso à educação diferenciada, ao mercado de trabalho e exercício da cidadania da população residente em Areia-PB e seu entorno. Prioritariamente, buscou-se atender o público formado por pessoas com necessidades especiais, disponibilizando recursos para o desenvolvimento local, visando a melhoria de suas condições de vida e inserção no mercado de trabalho. Para tal, foram ministrados cursos de informática, cujas metodologias de ensino consistiram no uso de softwares facilitadores, exercícios práticos diferenciados e direcionados para este público-alvo, bem como testes avaliativos e questionários, com o intuito de obter dados acerca dos alunos e quantificar os resultados obtidos. O uso dos recursos de informática promoveram uma nítida melhora na autoestima, estimulando o exercício da plena cidadania, a aquisição e produção de conhecimentos, contribuindo para a capacitação profissional dos participantes. Os cursos trouxeram benefícios significativos aos alunos, visto que mudaram sua mentalidade na maneira de desempenhar suas funções e acesso a mais um recurso educacional. Hoje, todos os alunos participantes adquiriram o hábito de uso do computador e estão aptos a prosseguir com o aprendizado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL, INFORMÁTICA, INCLUSÃO SOCIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA2_ID1800_27082016091125.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:09"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÁRCIA VERÔNICA COSTA MIRANDA"
    "autor_nome_curto" => "MÁRCIA MIRANDA"
    "autor_email" => "marciamirandapb@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 23297
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 92
    "inscrito_id" => 1800
    "titulo" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL NO PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS"
    "resumo" => "No Brasil, o domínio dos recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) ainda limita-se a uma pequena camada da população, contribuindo para a concentração de poder e renda e acentuando as diferenças sociais. As ferramentas de informática proporcionam oportunidades, possibilitando acesso ao desenvolvimento, educação e inclusão digital. O presente trabalho tem como objetivo promover a inserção social através da utilização de metodologias de acesso às TIC’s, como meio de possibilitar acesso à educação diferenciada, ao mercado de trabalho e exercício da cidadania da população residente em Areia-PB e seu entorno. Prioritariamente, buscou-se atender o público formado por pessoas com necessidades especiais, disponibilizando recursos para o desenvolvimento local, visando a melhoria de suas condições de vida e inserção no mercado de trabalho. Para tal, foram ministrados cursos de informática, cujas metodologias de ensino consistiram no uso de softwares facilitadores, exercícios práticos diferenciados e direcionados para este público-alvo, bem como testes avaliativos e questionários, com o intuito de obter dados acerca dos alunos e quantificar os resultados obtidos. O uso dos recursos de informática promoveram uma nítida melhora na autoestima, estimulando o exercício da plena cidadania, a aquisição e produção de conhecimentos, contribuindo para a capacitação profissional dos participantes. Os cursos trouxeram benefícios significativos aos alunos, visto que mudaram sua mentalidade na maneira de desempenhar suas funções e acesso a mais um recurso educacional. Hoje, todos os alunos participantes adquiriram o hábito de uso do computador e estão aptos a prosseguir com o aprendizado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL, INFORMÁTICA, INCLUSÃO SOCIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA2_ID1800_27082016091125.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:09"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÁRCIA VERÔNICA COSTA MIRANDA"
    "autor_nome_curto" => "MÁRCIA MIRANDA"
    "autor_email" => "marciamirandapb@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

No Brasil, o domínio dos recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) ainda limita-se a uma pequena camada da população, contribuindo para a concentração de poder e renda e acentuando as diferenças sociais. As ferramentas de informática proporcionam oportunidades, possibilitando acesso ao desenvolvimento, educação e inclusão digital. O presente trabalho tem como objetivo promover a inserção social através da utilização de metodologias de acesso às TIC’s, como meio de possibilitar acesso à educação diferenciada, ao mercado de trabalho e exercício da cidadania da população residente em Areia-PB e seu entorno. Prioritariamente, buscou-se atender o público formado por pessoas com necessidades especiais, disponibilizando recursos para o desenvolvimento local, visando a melhoria de suas condições de vida e inserção no mercado de trabalho. Para tal, foram ministrados cursos de informática, cujas metodologias de ensino consistiram no uso de softwares facilitadores, exercícios práticos diferenciados e direcionados para este público-alvo, bem como testes avaliativos e questionários, com o intuito de obter dados acerca dos alunos e quantificar os resultados obtidos. O uso dos recursos de informática promoveram uma nítida melhora na autoestima, estimulando o exercício da plena cidadania, a aquisição e produção de conhecimentos, contribuindo para a capacitação profissional dos participantes. Os cursos trouxeram benefícios significativos aos alunos, visto que mudaram sua mentalidade na maneira de desempenhar suas funções e acesso a mais um recurso educacional. Hoje, todos os alunos participantes adquiriram o hábito de uso do computador e estão aptos a prosseguir com o aprendizado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.