Esta proposta de pesquisa se propõe a refletir sobre os parâmetros que contornam a sexualidade dos sujeitos, nesse sentido é apresentado alguns dilemas que se preocupam com a construção de meninas e meninos principalmente dentro do espaço escolar, por isso, se tem como objetivo geral: analisar as literaturas que trabalham o eixo temático sexualidade, já os específicos são: pesquisar a sexualidade dos indivíduos numa perspectiva crítica e reflexiva no contexto das interações sociais determinados pela heteronormatividade, perceber os papeis sociais que definem e incubem posturas aceitáveis à homens e mulheres e compreender os dilemas que circundam e propõe a invisibilizam a sexualidade no espaço escolar, Nesse sentido optou-se por utilizar neste estudo como metodologia a possiblidade: Bibliográfica, assim, foram utilizados Dayrell (1996), Candau (2008), Larraia (2002), Foucault (1988), Junqueira (2009), Louro (2009), Peter Fry e Edward MacRae (1985), Nascimento e Adad (2015). Com esta proposta esperamos incentivar estudos e pesquisas que discutam, sobre a visibilidade da sexualidade, que elucide ambos os contornos “normal” e o “diferente”, os primeiros são sujeitos que vivem a heterossexualidade e o segundo são todos as pessoas que se aventuram a trilhar as fronteiras da sexualidade e assim inscrevem em seus corpos marcas (re) inventar e ressignificar possiblidades de uma vivência saudável no contexto das identidades sexual de gênero. Dessa forma credita-se ser o estopim para uma vivência que prima pela inclusão, igualdade e dignidade de todos, pois desta forma não prevalece o machismo, nem o preconceito, intolerância, discriminação ou quaisquer discursos travestidos pelo respeito e tolerância.