Para esta produção acadêmica, foi realizada uma pesquisa qualitativa, onde propomos analisarmos os contextos que envolvem a educação pública, suas dificuldades, seus desafios, seus problemas e seus dilemas, associados às práticas executadas pelos professores, fazendo um comparativo entre a escola e o circo, e entre o professor e o palhaço.
Com esse objetivo, foi feito visitas a escolas públicas, realizando pesquisas orais e escritas com professores, profissionais ligados à educação e discentes, com o fim de diagnosticar os problemas vividos em cada unidade educacional e as visões apontadas como solução para os problemas que a educação passa na atualidade, fazendo também uma pesquisa bibliográfica dos contextos da existência e da dinâmica de um circo, servindo de comparativo entre as duas realidades – circo e escola.
E assim, foi visto que o problema da educação vai além de problemas dos professores, que não é apenas uma formação de qualidade e remuneração justa que vai melhorar a educação no Brasil, precisam da união de família, governo e sociedade inseridos no contexto escolar para surtir os efeitos que tanto se faz necessário.