Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA ROTINA DO PROGRAMA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

Palavra-chaves: PNAIC, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, ROTINA DIDÁTICA, TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 23161
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 232
    "inscrito_id" => 2100
    "titulo" => "O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA ROTINA DO PROGRAMA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA"
    "resumo" => "O presente trabalho nos convida a pensar as possibilidades de uso da rotina didática proposta pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC, e como a mesma foi ressignificada para integrar as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação ao processo de alfabetização e letramento em uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental I, na escola Municipal Hildécio Antonio Meireles, município de Cairu-BA. Objetivamos verificar quais as possibilidades essa proposta pedagógica como experiência poderia nos propiciar para pensarmos o alfabetizar letrando inserido nos contextos das TDIC. Tivemos como inspiração metodológica a análise documental, ancorada em uma abordagem qualitativa. Analisamos doze (12) sequências didáticas, fotografias e perfis na rede social Facebook, relatórios que tratavam dos trabalhos referentes aos anos de 2013 a 2015."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL"
    "palavra_chave" => "PNAIC, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, ROTINA DIDÁTICA, TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA2_ID2100_01092016172949.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:09"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAIKSON DAMASCENO FONSECA MACHADO"
    "autor_nome_curto" => "MAIKSON MACHADO"
    "autor_email" => "maiksonuneb@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 23161
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 232
    "inscrito_id" => 2100
    "titulo" => "O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA ROTINA DO PROGRAMA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA"
    "resumo" => "O presente trabalho nos convida a pensar as possibilidades de uso da rotina didática proposta pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC, e como a mesma foi ressignificada para integrar as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação ao processo de alfabetização e letramento em uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental I, na escola Municipal Hildécio Antonio Meireles, município de Cairu-BA. Objetivamos verificar quais as possibilidades essa proposta pedagógica como experiência poderia nos propiciar para pensarmos o alfabetizar letrando inserido nos contextos das TDIC. Tivemos como inspiração metodológica a análise documental, ancorada em uma abordagem qualitativa. Analisamos doze (12) sequências didáticas, fotografias e perfis na rede social Facebook, relatórios que tratavam dos trabalhos referentes aos anos de 2013 a 2015."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL"
    "palavra_chave" => "PNAIC, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, ROTINA DIDÁTICA, TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA2_ID2100_01092016172949.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:09"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAIKSON DAMASCENO FONSECA MACHADO"
    "autor_nome_curto" => "MAIKSON MACHADO"
    "autor_email" => "maiksonuneb@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

O presente trabalho nos convida a pensar as possibilidades de uso da rotina didática proposta pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC, e como a mesma foi ressignificada para integrar as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação ao processo de alfabetização e letramento em uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental I, na escola Municipal Hildécio Antonio Meireles, município de Cairu-BA. Objetivamos verificar quais as possibilidades essa proposta pedagógica como experiência poderia nos propiciar para pensarmos o alfabetizar letrando inserido nos contextos das TDIC. Tivemos como inspiração metodológica a análise documental, ancorada em uma abordagem qualitativa. Analisamos doze (12) sequências didáticas, fotografias e perfis na rede social Facebook, relatórios que tratavam dos trabalhos referentes aos anos de 2013 a 2015.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.