Percebendo a dificuldade apresentada por parte de alguns alunos em participar ativamente das aulas dialogadas, como também de resultados pouco expressivos nas avaliações formais, vimos à necessidade de criar alternativas com base num fazer pedagógico que tivesse como ponto de partida os conhecimentos prévios dos educandos, numa perspectiva da teoria social da aprendizagem Wengeriana e Freiriana. Para isso, utilizamos como eixo temático a ecologia de lugar e a sustentabilidade na educação ambiental, por perceber que esses assuntos dialogam fortemente com os ideais de cidadania e participação. Assim, o presente texto busca identificar a partir do uso da metodologia de projetos e a pesquisa participante, as principais evidências e indicadores comportamentais e atitudinais que sinalizem na direção de um ensino/aprendizagem potencialmente significativos, como também, avaliar o papel da mediação docente no processo de interação educando/educando, educando/educador no contexto da práxis. Para tanto nos fazemos valer em nossa prática docente de meios e instrumentos do processo educativo que instigassem a transformação de alunos antes passivos, a críticos reflexivos, respondendo aos problemas cotidianos com autonomia e participação diante das principais problemáticas de ordem ecológica local . Portanto avaliação e a consequente reflexão a partir dos dados coletados e da observação em loco demonstraram que a mediação docente e o ensino/aprendizagem potencialmente significativos são de grande importância para tais mudanças de atitudes, e essas mudanças, devem se pautar mediante ações em conjunto entre os atores e autores do fazer educacional.