Resumo: A partir da década de 80 o mundo do trabalho, da cultura, do lazer, da produção científica e do “conhecimento” passou por grandes mudanças. As TDICs, Tecnologias Digitais de informação e Comunicação, também evoluíram e sua evolução vem trazendo cada vez mais ganhos à promoção do conhecimento. As crianças não aprendem mais como as crianças de décadas atrás. Conteúdos como formas, ritmos musicais e formas geométricas, são apresentados na pré-escola há décadas atrás, mas as crianças atuais quando ainda bebê já tem acesso em seu berço um móbile com todas essas informações inseridas. A escola é uma instituição que trabalha diretamente com o conhecimento, torna-se imprescindível que se introduza o uso da TDICs para desenvolver uma política educativa que tem como princípios: a criatividade, a expressão do próprio conhecimento e a autonomia intelectual. É importante para professores, coordenadores do Ensino do 5º ano da escola Maria Amália descrever os fatores que possam favorecer uma mudança pedagógica e tecnológica para contribuir com o desenvolvimento de um ambiente de ensino e aprendizagem virtual para alunos desta turma.