RESUMO: Este artigo aborda relatos sobre evasão escolar nas aulas de química a partir da visão de professores que lecionam a disciplina de química, especialmente para o ensino fundamental, médio e Educação de Jovens e Adultos. Diante destes relatos, foi realizado um estudo qualitativo com professores atuantes na cidade de Campina Grande/PB. Tendo como instrumento de coleta de dados, um questionário aplicado a 20 professores, onde, as questões foram analisadas com base nos relatos de cada professor e por meio de gráficos e tabelas. Diante destes fatos, muitos são os questionamentos relacionados a evasão escolar em escolas da rede pública de ensino. Dados disponíveis na literatura apontam que, a evasão escolar é interpretada não só como um fracasso escolar do estudante, mas também da própria instituição de ensino. Portanto, o objetivo deste trabalho foi analisar quais os fatores causadores da evasão escolar a partir do pensamento reflexivo e da visão intrínseca de professores. Os resultados apresentaram, na opinião de professores, uma realidade de evasão escolar acentuada em cerca de 45% dos relatos. Trata-se de um percentual bastante inadequado para práticas de ensino de química em nível fundamental, médio e supletivo adotadas nas escolas públicas. Foi possível analisar quais as causas que levam a evasão escolas nas escolas públicas com base nos relatos e questionamento de cada professor e verificou-se que vários fatores são responsáveis por este elevado índice de evasão, entre eles: a falta de infraestrutura adequada nas escolas, a desestruturação familiar do aluno, a baixa valorização dos profissionais da educação, entre outros fatores citados por professores.
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