A educação física é presente na humanidade desde sua criação através dos movimentos físicos que são realizados pelo homem. Talvez que por meio disso, as pessoas idealizam a disciplina como apenas uma possibilidade de oferecer ao aluno na escola o momento de pular, brincar e se movimentar. Mas a verdade é que a educação física é muito mais que esse senso comum afirma. Com o avanço dos estudos compreende-se que a educação física vai muito além do que esse pensamento permeia. Não é realizada apenas para uma questão de beleza, imposta pela mídia com o incessante desejo pela busca do corpo ideal, mas existe toda uma preocupação com a saúde e o bom funcionamento do organismo. O professor da disciplina junto as suas práticas precisa como agente representativo da educação física promover a transformação desse pensamento e possibilitar a todos que a educação física é algo tão necessário na escola quanto às disciplinas co currículo escolar. Assim, convém ao profissional desmistificar o pensamento distorcido que a maioria das pessoas possui, inclusive, dos próprios companheiros de educação que lecionam as disciplinas curriculares comuns na educação básica. Sabendo disso, temos como objetivo oferecer uma discussão sobre a educação física escolar e a prática docente. Realizaremos um estudo teórico tendo como metodologia a leitura de diversos contribuintes que nos embasa na pesquisa como Florence (2005), Libâneo (1992), Paim (2007), Piccolo (1993), Perrenoud (2000), Zabala (2002) dentre outros. As leituras realizadas nos forneceram informações valiosas e são interessantes para todo aquele que tem o interesse de ampliar o conhecimento sobre o assunto. Além de conduzir o professor de educação física a uma reflexão de sua prática.