Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A ELETROQUÍMICA DE FORMA DIFERENCIADA: O USO DA PILHA DE ÁGUA SANITÁRIA E SIMULAÇÃO DA ELETRÓLISE COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO NA EJA

Palavra-chaves: CONTEXTUALIZAÇÃO, PILHAS, ELETRÓLISE Pôster (PO) GT-14 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E INCLUSÃO
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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

Uma das propostas de renovação no ensino de Química é o uso da contextualização em sala de aula, uma das ferramentas que o professor tem em seu favor, é a prática Química. Pensando dessa forma a pesquisa visa o uso de práticas químicas no Ensino Médio EJA com a finalidade de melhorar o desempenho educacional do aluno e incentivar sua permanência em sala de aula, uma vez que o ensino da EJA hoje sofre com a evasão escolar. Para tal feito se trabalhou em uma escola da rede pública estadual no município de João Pessoa, na Paraíba. Trabalharam-se conteúdos de eletroquímica, a saber: Pilhas e Eletrólise. A abordagem dos conteúdos foi realizada através de experimentos construídos com materiais de baixo custo. Foram trabalhados como instrumento didático a Pilha de água sanitária e uma simulação da Eletrólise da água, ambas as práticas realizadas pelo bolsista PIBID em conjunto com o professor da disciplina de Química. Os experimentos contribuíram para melhor aprendizagem dos alunos diante do tema proposto, além de proporcionar aos mesmos vivência com a realidade enfatizada pelos conteúdos. A prática química atrelada às aulas teóricas tem contribuído significativamente para a inclusão do aluno da EJA em seu meio educacional, pois além de facilitar o ensino e aprendizagem, o estudante tem a oportunidade de participar ativamente das aulas, compartilhando ideias entre seus colegas de turma e o professor. É dessa forma que podemos obter bons resultados nessa modalidade de ensino, pois esses alunos precisam cada vez mais de incentivo, tanto na sala de aula, bem como em todo ambiente escolar.

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