RESUMO: O presente artigo é resultado de uma pesquisa realizada em uma escola de ensino fundamental da rede municipal de Parnaíba. Tem como objetivo central: conhecer como ocorre o processo de alfabetização das crianças com Surdez na sala regular de ensino. Diante desse objetivo, optou-se pelos específicos: Analisar as práticas pedagógicas voltadas ao ensino da leitura e escrita de alunos com surdez na sala de aula regular. Identificar as estratégias e metodologias utilizadas pelo docente, voltadas a inclusão dos alunos surdos através do processo de alfabetização e relatar se a família e escola trabalham juntas no desenvolvimento da criança surda no processo de alfabetização. A pesquisa é descritiva, com uma abordagem qualitativa, tendo um estudo bibliográfico e campo, utilizando para a coleta de dados um questionário sistemático, aplicados a um professor do 3ª ano da escola escolhida. Para fundamentação teóricas, usamos diversos estudiosos que abordam o assunto em estudo. Através das leituras foi possível verificar que a alfabetização numa perspectiva inclusiva de alunos com surdez é um desafio enfrentado por docentes da sala regular de ensino. Percebemos também que a família dos educandos representa um papel importante no desenvolvimento educacional dos aprendentes, pois a estrutura familiar é a base principal, para o começo real deste cidadão no meio social, vista que, uma sociedade que respeite a diversidade humana, irá contemplar espaços organizados capazes de favorecer todos conhecimentos necessários no ato de educar. Portanto a educação inclusiva deve ser oferecida em todo o contexto educacional, proporcionando uma quebra no preconceito ainda existente nos diversos espaços que trata as pessoas com Surdez de forma preconceituosa.
PALAVRAS CHAVE: Alfabetização. Surdez. Inclusão. Sala regular.