DÓMINOS DOS NÚMEROS EM LIBRAS: UMA PROPOSTA DE UM JOGO DIDÁTICO
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22836 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 1030 "inscrito_id" => 3969 "titulo" => "DÓMINOS DOS NÚMEROS EM LIBRAS: UMA PROPOSTA DE UM JOGO DIDÁTICO" "resumo" => "Este trabalho apresenta uma proposta de um jogo didático chamado “Dominós dos Números” em Libras (Língua Brasileira de Sinais) onde se dá o processo de inserção do aluno surdo nas classes regulares. Utilizamos como pressupostos metodológicos o Ciclo da Experiência Kellyana (CEK) proposto por George Kelly, onde é dividido em cinco etapas: (i) Antecipação; (ii) Investimento; (iii) Encontro; (iv) Confirmação ou Desconfirmação; (v) Revisão Construtiva, no corpo do trabalho segue as orientações de cada etapa do CEK. Este jogo foi direcionado para suprir a necessidade do professor e aluno em sala de aula, contribuindo assim os estudantes surdos e ouvintes, esse recurso é uma proposta didática para dos números inteiros, sendo que esse jogo ajudará o estudante surdos ou ouvinte a associar os números e os sinais em Libras. Dessa forma apresentamos uma proposta inovadora de atrair a atenção do aluno através de jogos lúdicos. A utilização de jogos didáticos é considerada um método altamente eficaz na construção do processo de aprendizagem, pois se trata de um importante instrumento na mediação de um ensino dinâmico, atraente, e estimulantes para a aprendizagem. Meios de interação como estes não podem ser deixados de lado, pois facilita e aproxima os alunos surdos ou ouvintes ao conteúdo. Tais instrumentos são uma ótima alternativa para professores que se aventuram em libras mesmo sem a formação especifica, possibilitando que o aluno ouvinte não sinta essa dificuldade de interagir com o aluno surdo. As utilizações dos jogos lúdicos proporcionam dinamismo na sala de aula, auxiliando tanto o aluno como o professor a conquistarem seus objetivos de forma dinâmica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-07 - EDUCAÇÃO DE SURDOS" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, LIBRAS, JOGO DIDÁTICO, NÚMEROS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA7_ID3969_23102016225717.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAELA GERMÂNIA BARBOSA DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "RAFAELA GERMÂNI" "autor_email" => "rafaelagermania@hotmail.c" "autor_ies" => "IFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22836 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 1030 "inscrito_id" => 3969 "titulo" => "DÓMINOS DOS NÚMEROS EM LIBRAS: UMA PROPOSTA DE UM JOGO DIDÁTICO" "resumo" => "Este trabalho apresenta uma proposta de um jogo didático chamado “Dominós dos Números” em Libras (Língua Brasileira de Sinais) onde se dá o processo de inserção do aluno surdo nas classes regulares. Utilizamos como pressupostos metodológicos o Ciclo da Experiência Kellyana (CEK) proposto por George Kelly, onde é dividido em cinco etapas: (i) Antecipação; (ii) Investimento; (iii) Encontro; (iv) Confirmação ou Desconfirmação; (v) Revisão Construtiva, no corpo do trabalho segue as orientações de cada etapa do CEK. Este jogo foi direcionado para suprir a necessidade do professor e aluno em sala de aula, contribuindo assim os estudantes surdos e ouvintes, esse recurso é uma proposta didática para dos números inteiros, sendo que esse jogo ajudará o estudante surdos ou ouvinte a associar os números e os sinais em Libras. Dessa forma apresentamos uma proposta inovadora de atrair a atenção do aluno através de jogos lúdicos. A utilização de jogos didáticos é considerada um método altamente eficaz na construção do processo de aprendizagem, pois se trata de um importante instrumento na mediação de um ensino dinâmico, atraente, e estimulantes para a aprendizagem. Meios de interação como estes não podem ser deixados de lado, pois facilita e aproxima os alunos surdos ou ouvintes ao conteúdo. Tais instrumentos são uma ótima alternativa para professores que se aventuram em libras mesmo sem a formação especifica, possibilitando que o aluno ouvinte não sinta essa dificuldade de interagir com o aluno surdo. As utilizações dos jogos lúdicos proporcionam dinamismo na sala de aula, auxiliando tanto o aluno como o professor a conquistarem seus objetivos de forma dinâmica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-07 - EDUCAÇÃO DE SURDOS" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, LIBRAS, JOGO DIDÁTICO, NÚMEROS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA7_ID3969_23102016225717.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAELA GERMÂNIA BARBOSA DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "RAFAELA GERMÂNI" "autor_email" => "rafaelagermania@hotmail.c" "autor_ies" => "IFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }