Este artigo contempla o resultado parcial de uma pesquisa, que se encontra em andamento, acerca da compreensão dos professores de uma escola pernambucana sobre as repercussões no cotidiano escolar motivadas pela implementação de políticas educacionais. Enfoca um recorte da revisão bibliográfica referente à questão da inclusão de estudantes com deficiência, visto que a escola pesquisada apresenta um histórico de atendimento inclusivo de estudantes com deficiência auditiva e visual desde os anos oitenta, antes mesmo da LDB/96 ou da Declaração de Salamanca/94. A pesquisa de onde se fragmentou o presente estudo considera as políticas públicas emanadas pelo Estado em uma conjuntura de reformas no modelo de gestão desenvolvido em Pernambuco na última década. Pretende-se ter como produto resultante da pesquisa, um resgate histórico da Escola a partir dos pontos de vista, das experiências e relatos descritos pelos professores e um museu dedicado à preservação das memórias da instituição. A pesquisa tem uma proposta metodológica de cunho qualitativo, sendo utilizado o método estudo de caso, com entrevistas semiestruturadas e pesquisa documental. Ao investigar os impactos das políticas educacionais no cotidiano escolar, possibilita-se a análise histórica da construção da memória institucional, componente fundamental da identidade da escola na ocasião em que comemora quarenta anos de atuação. Ademais, tem-se a oportunidade de contribuir para o debate educacional em Pernambuco, na medida em que é dissecada e exposta a história da educação do Estado na ótica dos professores, ou seja, do interior da escola.
Palavras chave: Política educacional, Inclusão, Cotidiano Escolar.