CURRÍCULO EM PEDAGOGIA: RELATANDO INTERFACES ENTRE CONHECIMENTO E EXPERIÊNCIAS
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22788 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 447 "inscrito_id" => 2776 "titulo" => "CURRÍCULO EM PEDAGOGIA: RELATANDO INTERFACES ENTRE CONHECIMENTO E EXPERIÊNCIAS" "resumo" => "A consecução da educação, praticada ao longo do tempo fez emergir um campo vasto de informações e conhecimentos científicos, técnicos, sócio-políticos, econômicos e culturais, que os seres humanos construíram durante a sua evolução, sendo permeados por interesses de grupos que detém o poder e direcionam os saberes que podem ser ensinados (ou não) nas instituições escolares. O currículo é um desses instrumentos que regula e disciplina conhecimentos e pessoas de forma explicita ou implícita, pacífica ou violenta, espontânea ou impositiva, afetando a construção de identidades de educandos/as e educadores/as. Para uma melhor compreensão do tema o presente artigo analisa “relatos de experiência”, elaborados na disciplina Currículo, ministrada Pela Professora Francisca Pereira Salvino, no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB/campus I, em Campina Grande), no período letivo de 2014.1. Dada a relevância das aprendizagens construídas na disciplina, este artigo objetiva analisar as interfaces entre conhecimentos e experiências de ensino e aprendizagens percebidas no percurso da disciplina. Trata-se de um estudo bibliográfico, produzido a partir dos “relatos de experiências” de três alunas (autoras deste artigo), elaborados durante a disciplina de Currículo e adotado como instrumento de avaliação. Para a análise recorre-se a autores como Moreira e Candau (2008), Lopes e Macedo (2011), Freire (1989). Conclui-se que currículo é um significante que comporta diferentes significados, que devem ser situados histórica e culturalmente; o currículo influencia na constituição das identidades; as experiências em torno dos conhecimentos da disciplina favoreceram a compreensão do currículo como campo, não apenas de reprodução, mas também de desconstrução e produção de significados. Portanto, é possível e produtivo repensar determinados significados construídos acerca de identidades étnico-raciais, religiosas, de orientação sexual e outras, que tem sido vítimas de injustiças, preconceitos e exclusão de diversas matizes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-03 - CURRÍCULO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "palavra_chave" => "PEDAGOGIA, CURRÍCULO, CONHECIMENTOS, EXPERIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA3_ID2776_13092016233712.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDILENE MARINHO DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "EDILENE MARINHO" "autor_email" => "edilenemarinhopb@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARARÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22788 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 447 "inscrito_id" => 2776 "titulo" => "CURRÍCULO EM PEDAGOGIA: RELATANDO INTERFACES ENTRE CONHECIMENTO E EXPERIÊNCIAS" "resumo" => "A consecução da educação, praticada ao longo do tempo fez emergir um campo vasto de informações e conhecimentos científicos, técnicos, sócio-políticos, econômicos e culturais, que os seres humanos construíram durante a sua evolução, sendo permeados por interesses de grupos que detém o poder e direcionam os saberes que podem ser ensinados (ou não) nas instituições escolares. O currículo é um desses instrumentos que regula e disciplina conhecimentos e pessoas de forma explicita ou implícita, pacífica ou violenta, espontânea ou impositiva, afetando a construção de identidades de educandos/as e educadores/as. Para uma melhor compreensão do tema o presente artigo analisa “relatos de experiência”, elaborados na disciplina Currículo, ministrada Pela Professora Francisca Pereira Salvino, no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB/campus I, em Campina Grande), no período letivo de 2014.1. Dada a relevância das aprendizagens construídas na disciplina, este artigo objetiva analisar as interfaces entre conhecimentos e experiências de ensino e aprendizagens percebidas no percurso da disciplina. Trata-se de um estudo bibliográfico, produzido a partir dos “relatos de experiências” de três alunas (autoras deste artigo), elaborados durante a disciplina de Currículo e adotado como instrumento de avaliação. Para a análise recorre-se a autores como Moreira e Candau (2008), Lopes e Macedo (2011), Freire (1989). Conclui-se que currículo é um significante que comporta diferentes significados, que devem ser situados histórica e culturalmente; o currículo influencia na constituição das identidades; as experiências em torno dos conhecimentos da disciplina favoreceram a compreensão do currículo como campo, não apenas de reprodução, mas também de desconstrução e produção de significados. Portanto, é possível e produtivo repensar determinados significados construídos acerca de identidades étnico-raciais, religiosas, de orientação sexual e outras, que tem sido vítimas de injustiças, preconceitos e exclusão de diversas matizes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-03 - CURRÍCULO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "palavra_chave" => "PEDAGOGIA, CURRÍCULO, CONHECIMENTOS, EXPERIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA3_ID2776_13092016233712.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDILENE MARINHO DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "EDILENE MARINHO" "autor_email" => "edilenemarinhopb@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARARÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }