A consecução da educação, praticada ao longo do tempo fez emergir um campo vasto de informações e conhecimentos científicos, técnicos, sócio-políticos, econômicos e culturais, que os seres humanos construíram durante a sua evolução, sendo permeados por interesses de grupos que detém o poder e direcionam os saberes que podem ser ensinados (ou não) nas instituições escolares. O currículo é um desses instrumentos que regula e disciplina conhecimentos e pessoas de forma explicita ou implícita, pacífica ou violenta, espontânea ou impositiva, afetando a construção de identidades de educandos/as e educadores/as. Para uma melhor compreensão do tema o presente artigo analisa “relatos de experiência”, elaborados na disciplina Currículo, ministrada Pela Professora Francisca Pereira Salvino, no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB/campus I, em Campina Grande), no período letivo de 2014.1. Dada a relevância das aprendizagens construídas na disciplina, este artigo objetiva analisar as interfaces entre conhecimentos e experiências de ensino e aprendizagens percebidas no percurso da disciplina. Trata-se de um estudo bibliográfico, produzido a partir dos “relatos de experiências” de três alunas (autoras deste artigo), elaborados durante a disciplina de Currículo e adotado como instrumento de avaliação. Para a análise recorre-se a autores como Moreira e Candau (2008), Lopes e Macedo (2011), Freire (1989). Conclui-se que currículo é um significante que comporta diferentes significados, que devem ser situados histórica e culturalmente; o currículo influencia na constituição das identidades; as experiências em torno dos conhecimentos da disciplina favoreceram a compreensão do currículo como campo, não apenas de reprodução, mas também de desconstrução e produção de significados. Portanto, é possível e produtivo repensar determinados significados construídos acerca de identidades étnico-raciais, religiosas, de orientação sexual e outras, que tem sido vítimas de injustiças, preconceitos e exclusão de diversas matizes.