CONCEPÇÃO E PRÁTICAS PEDAGOGICAS DE LETRAMENTO DOS PROFESSORES DE 6º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22756 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 637 "inscrito_id" => 2604 "titulo" => "CONCEPÇÃO E PRÁTICAS PEDAGOGICAS DE LETRAMENTO DOS PROFESSORES DE 6º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL" "resumo" => "Atualmente muito se fala sobre alfabetização e letramento, no entanto considera-se uma pessoa alfabetizada aquela que aprende a ler e escrever sendo necessário que esta decodifique o que lê interprete e escreva utilizando coerência. Diante disto o estudo em tela justifica-se pelo fato do professor considerar o aluno letrado dentro dos muros escolares aquele que lê, decodifica e escreve nas normas ortográficas sendo que há uma inexistência de concepção da vida social e suas interações por parte deste sujeito. No entanto o letramento, visto como práticas sociais de uso da leitura e escrita na Linguística Aplicada (LA) preocupam-se em compreender como os sujeitos interagem em seu contexto social fortalecendo o letramento. Diante disto questionamos se os professores compreendem que alunos alfabetizados podem ser considerados como letrados? Qual a prática pedagógica utilizadas pelos professores que viabilizam o letramento dos seus alunos? Como os alunos utilizam da leitura e da escrita em seu cotidiano fora dos muros escolares? Partindo destes questionamentos este estudo vem compreender em uma escola pública municipal se os alunos considerados alfabetizados e não letrados pelos professores do Ensino Fundamental especificamente do 6º ano são letrados e como estes alunos utilizam da leitura e escrita na vida cotidiana. Foi utilizada observação in loco para compreender como se dá a prática de letramento dentro dos bancos escolares, para tanto participaram desta amostra dois professores do 6º ano do ensino fundamental em uma escola pública municipal." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-10 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD4_SA10_ID2604_12102016225411.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO ALBERTINO GOMES" "autor_nome_curto" => "ALBERTINO" "autor_email" => "albertinojp@hotmail.com" "autor_ies" => "ISEL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22756 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 637 "inscrito_id" => 2604 "titulo" => "CONCEPÇÃO E PRÁTICAS PEDAGOGICAS DE LETRAMENTO DOS PROFESSORES DE 6º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL" "resumo" => "Atualmente muito se fala sobre alfabetização e letramento, no entanto considera-se uma pessoa alfabetizada aquela que aprende a ler e escrever sendo necessário que esta decodifique o que lê interprete e escreva utilizando coerência. Diante disto o estudo em tela justifica-se pelo fato do professor considerar o aluno letrado dentro dos muros escolares aquele que lê, decodifica e escreve nas normas ortográficas sendo que há uma inexistência de concepção da vida social e suas interações por parte deste sujeito. No entanto o letramento, visto como práticas sociais de uso da leitura e escrita na Linguística Aplicada (LA) preocupam-se em compreender como os sujeitos interagem em seu contexto social fortalecendo o letramento. Diante disto questionamos se os professores compreendem que alunos alfabetizados podem ser considerados como letrados? Qual a prática pedagógica utilizadas pelos professores que viabilizam o letramento dos seus alunos? Como os alunos utilizam da leitura e da escrita em seu cotidiano fora dos muros escolares? Partindo destes questionamentos este estudo vem compreender em uma escola pública municipal se os alunos considerados alfabetizados e não letrados pelos professores do Ensino Fundamental especificamente do 6º ano são letrados e como estes alunos utilizam da leitura e escrita na vida cotidiana. Foi utilizada observação in loco para compreender como se dá a prática de letramento dentro dos bancos escolares, para tanto participaram desta amostra dois professores do 6º ano do ensino fundamental em uma escola pública municipal." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-10 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD4_SA10_ID2604_12102016225411.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO ALBERTINO GOMES" "autor_nome_curto" => "ALBERTINO" "autor_email" => "albertinojp@hotmail.com" "autor_ies" => "ISEL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }