Ao longo da evolução humana, a escola tenta acompanhar o desenvolvimento da ciência, tecnologia e novas formas de adquirir conhecimento. Com a evolução do conhecimento são acrescentadas responsabilidades para a educação escolar, um dos desafios apresentados nesta realidade educacional é a consolidação e a prática do direito a inclusão dos alunos considerados diferentes. O referido trabalho tem como objetivo geral analisar a evolução da educação escolar excludente para a educação escolar inclusiva. Para chegar a uma conclusão e alcançar o objetivo geral desenvolvemos uma pesquisa de base qualitativa e usamos como metodologia para a coleta de dados, a pesquisa bibliográfica sobre os temas história da educação e inclusão escolar. Concluiu-se que os profissionais da educação com pensamentos e ações inclusivas devem ser desafiados constantemente para que saia da zona de conforto, que consiga unir a teoria e a prática em suas atuações diárias. Nota-se que a educação inclusiva proporciona ao ser humano uma educação completa e compreensiva, entende as limitações pessoais e contribui para todos que estão inseridos neste contexto possa desenvolver com pessoas diferentes em todos os aspectos. O conhecimento sobre inclusão escolar é vasto e a cada dia autores, professores alimentam sentimento de inclusão fazendo com que seja disseminado. Este estudo realizado pelos autores é apenas um resgate literário sobre a construção do conhecimento em relação ao tema inclusão e a constante luta por uma educação igualitária nas diferenças dos seus participantes, já que aprendizagem é infinita, novos olhares sobre observações e estudos relacionados ao tema surgirão.