Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

CONTOS POPULARES: UMA PROPOSTA DE (RE) CONTAR HISTÓRIAS COMO INCENTIVO À LEITURA.

Palavra-chaves: CONTAÇÃO DE HISTÓRIA, LEITURA, PROPOSTA DE ENSINO Pôster (PO) GT-05 - EDUCAÇÃO INFANTIL E INCLUSÃO
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       Os contos populares podem ser considerados matriz das culturas  humanas. Possuem caráter anônimo e tendem a se repetir por meio de variáveis locais. . O ato de contar história se faz presente desde os tempos mais remotos. O homem sempre teve necessidade de contar sobre suas experiências, sendo elas imaginárias ou verídicas. Os contos passam a fazer parte da história de um povo e trazem registros de sua cultura, crenças e de sua própria identidade.OBJETIVO: Discutir a influência dos contos populares na motivação para o ato da leitura na educação básica. Mostrar-se-à indícios que provam que os contos populares são poderosos meios de perpetuação da literatura, com poder de manter interessados os leitores a lerem-nos e a conquistar mais leitores. METODOLOGIA: Este estudo apoia-se em pesquisa teórica e apresenta natureza descritiva. Investigou o tema de modo interdisciplinar: coletou a importância do conto popular pelo viés filosófico; suas características e origens, pelo viés folclórico; sua dimensão pedagógica pelo  psicanalítico. DISCUSSÃO: Para Benjamin (1991), o ato da contação oral de história é de fundamental importância nas sociedades humanas, por meio do qual os contos populares subsistiram culturalmente.  Cascudo (2012) defende que nos contos populares se acham traços identitários tanto de uma matriz tradicional, quanto de comunidade local. Discutindo os contos populares, Bettelheim (2002) diz possuírem efeitos psicanalíticos de grande valor pedagógico na formação humana.  O uso didático dos contos populares poderia ser explorado com diferentes objetivos na educação básica, sobretudo porque possibilitaria ao estudante identificar traços da cultura de seu grupo social. CONSIDERAÇÕES FINAIS:  Ao concluir a pesquisa, verificou-se a pertinência e as possibilidades didáticas dos contos populares na educação básica, sobretudo para motivar os alunos a realizarem atividades de leitura.
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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

Resumo Os contos populares podem ser considerados matriz das culturas humanas. Possuem caráter anônimo e tendem a se repetir por meio de variáveis locais. . O ato de contar história se faz presente desde os tempos mais remotos. O homem sempre teve necessidade de contar sobre suas experiências, sendo elas imaginárias ou verídicas. Os contos passam a fazer parte da história de um povo e trazem registros de sua cultura, crenças e de sua própria identidade.OBJETIVO: Discutir a influência dos contos populares na motivação para o ato da leitura na educação básica. Mostrar-se-à indícios que provam que os contos populares são poderosos meios de perpetuação da literatura, com poder de manter interessados os leitores a lerem-nos e a conquistar mais leitores. METODOLOGIA: Este estudo apoia-se em pesquisa teórica e apresenta natureza descritiva. Investigou o tema de modo interdisciplinar: coletou a importância do conto popular pelo viés filosófico; suas características e origens, pelo viés folclórico; sua dimensão pedagógica pelo psicanalítico. DISCUSSÃO: Para Benjamin (1991), o ato da contação oral de história é de fundamental importância nas sociedades humanas, por meio do qual os contos populares subsistiram culturalmente. Cascudo (2012) defende que nos contos populares se acham traços identitários tanto de uma matriz tradicional, quanto de comunidade local. Discutindo os contos populares, Bettelheim (2002) diz possuírem efeitos psicanalíticos de grande valor pedagógico na formação humana. O uso didático dos contos populares poderia ser explorado com diferentes objetivos na educação básica, sobretudo porque possibilitaria ao estudante identificar traços da cultura de seu grupo social. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Ao concluir a pesquisa, verificou-se a pertinência e as possibilidades didáticas dos contos populares na educação básica, sobretudo para motivar os alunos a realizarem atividades de leitura.

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