A motivação para este tema veio com a escassez de informações sobre a síndrome de Dubowitz principalmente nos âmbitos educacionais, já que a citada síndrome é pouco conhecida e tem apenas relatos médicos, e por este motivo tratada como doença, sabemos que hoje em dia a inclusão escolar em nosso país é bem estruturada segundo Lei de Diretrizes e bases da Educação (LDB), que tem o capitulo 5 inteiro destinado a educação inclusiva. Objetivando o fazer refletir a respeito desta inclusão, já que ainda encontramos alguns entraves para que a lei seja cumprida, conscientizar os educadores para que tenham um conhecimento prévio ao ato de incluir para assim facilitar o trabalho e desenvolver o entendimento de como se dá o ensino e a aprendizagem das crianças com a síndrome de Dubowitz, e assim mostrar que criança com a citada síndrome tem múltiplas inteligências e grande potencial, para tanto, faz necessário trabalhos multidisciplinar entre educadores, educando, família e escola, buscando aperfeiçoar suas técnicas e métodos de ensino e aprendizagem. Para o desenvolvimento deste artigo foram feitas pesquisas bibliográficas utilizando artigos nas áreas de medicina, em documentos oficiais do Governo a exemplo da LDB, e em livros de inclusão escolar. Falar do ensino e a aprendizagem das crianças com a síndrome de Dubowitz é mergulhar em um mundo que não é mais só seu é querer mudar o pensamento e as atitudes das pessoas e nas escolas fazer com que as adaptações físicas e curriculares seja o inicio da inclusão. Porém com base nas bibliografias pesquisadas percebeu-se que há muito para ser explorado. Também se observou que a temática inclusão escolar apesar de amparada pela lei, nem sempre é cumprida de forma que atenda todas as necessidades de adaptações para os alunos com deficiências. Ainda em se tratando dos educandos com a síndrome de Dubowitz essas adequações se tornam mais difíceis, pelo fato de que cada aluno desenvolve características diferentes em relação à síndrome, o que dificulta para o educador/agente de educação desenvolver um único método na construção da aprendizagem seja uniforme para todos que possuam essa necessidade especial. Por esse motivo a necessidade dos educadores sempre estarem se especializando no que diz respeito à inclusão escolar, visto que nenhuma deficiência e/ou síndrome se manifesta igual e, que cada aluno seja ele deficiente ou não tem suas próprias características e tempo de aprendizado. Por fim este artigo é apenas um ponta pé inicial para uma pesquisa mais aprofundada em relação à temática proposta, visto que há uma grande escassez de bibliografia que tratam da síndrome de Dubowitz e como os educandos da mesma se portam diante das adaptações de aprendizagem educacionais em que estão inseridos, existe um grande interesse em continuar a desenvolvera pesquisa posteriormente num trabalho de conclusão de curso.