Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A DISCIPLINA METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA III COMO ESPAÇO DE DISCUTIR EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA, MATERIAIS MANIPULÁVEIS, FORMAÇÃO DE PROFESSOR Comunicação Oral (CO) GT-16 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO
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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

O seguinte trabalho relata uma experiência vivenciada na disciplina Metodologia do Ensino da Matemática III, numa turma de 7º período da Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Pernambuco - Campus Acadêmico do Agreste. Nesta os discentes participaram de quatro encontros, no primeiro foi estudado a utilização de materiais manipuláveis para o ensino de Matemática, a partir de Lorenzato (2006). No segundo, os discente estudaram a partir de Sassaki (2003), Carvalho (2013) e Mantoan (2006) e da legislação vigente, a Educação Inclusiva. No terceiro momento, discutiu-se as produções no campo da Educação Matemática Inclusiva, a partir de produções disponibilizadas nos anais do Encontro Nacional de Educação Matemática, de 1988 a 2016, e nas produções do Encontro de Pesquisa Educacional de Pernambuco, 2016, além disto, os alunos foram desafiados a pensar e confeccionar materiais didáticos que sejam possivelmente facilitadores do aprendizado matemática de alunos com deficiência. No último encontro, os alunos apresentaram os materiais produzidos, citando as possibilidades de cada material. Como considerações, temos que a experiência nos possibilitou, através dos resultados obtidos, que além de necessário, é possível discutir e considerar Educação Matemática Inclusiva na disciplina de Metodologia do Ensino de Matemática III, inserindo na própria formação inicial do professor e da professora de Matemática, conhecimentos que reconhecem durante, a formação a preparação do docente para lidar com os diferentes pessoas e situações, basilada por princípios de autonomia e criação de processos didáticos que qualifiquem sua atuação e a dinâmica de ensino e aprendizagem. Além disso, percebemos que na profissionalização do professor de matemática, se faz, cada vez mais urgente, possível e necessário espaços para se discutir a Educação Inclusiva, mas particularmente a Educação Matemática Inclusiva, sendo as disciplinas obrigatórias do curso como Metodologia do Ensino da Matemática e Estágios Supervisionados, espaços possíveis de tais diálogos.

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