Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

ANALISANDO A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO INTERIOR PARAIBANO SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DIRECIONADO AO ALUNO COM DEFICIÊNCIA

Palavra-chaves: INCLUSÃO, ENSINO REGULAR, DESAFIOS Comunicação Oral (CO) GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL
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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

Trata-se de uma pesquisa exploratória e de natureza quantitativa, que teve por objetivo analisar a percepção dos professores de uma escola pública do interior paraibano sobre a prática pedagógica direcionada ao aluno com deficiência. A população deste estudo foi composta por 87 professores vinculados à rede pública, com exercício profissional nas zonas rural e urbano, do município de Passagem, Estado da Paraíba. A amostra foi constituída por 20 profissionais da educação, que estavam presentes nos dias das coletas de dados, escolhidos de forma aleatória. Através da presente pesquisa pode-se constatar que a maioria dos profissionais entrevistados se acha qualificada para desenvolverem um processo educativo que contemple as necessidades de um aluno com deficiência. Isto porque, principalmente, durante a sua formação acadêmica, cursaram alguma disciplina que contempla a educação inclusiva. Na prática, a real habilitação para atuar na educação inclusiva é algo que somente se concretiza quando o professor passa a desenvolver um processo educativo direcionado para um aluno com deficiência. Em outras palavras, é vivenciando as particularidades da educação inclusiva que o professor passa a ter condições de nela atuar. Outra significativa conclusão proporcionada pela presente pesquisa diz respeito ao fato que na maioria das escolas onde os entrevistados trabalham existem salas de salas de atendimento educacional especializados, dotadas dos equipamentos e recursos necessários para um bom acompanhamento e promoção do processo educativo do aluno com algum tipo de deficiências. E, que há entre a maioria dos entrevistados o entendimento de que o atendimento prestado pelas salas de Atendimento Educacional Especializado é por demais positivo, contribuindo, satisfatoriamente, para o desenvolvimento do educando com deficiência. No entanto, para que o atendimento desenvolvido na sala de Atendimento Educacional Especializado seja realmente produtivo, o docente responsável por essa unidade precisa saber desenvolver uma boa relação pedagógica com o professor da sala de aula regular para assim poder avaliar melhor o desempenho do aluno que também frequenta a sala de Atendimento Educacional Especializado.

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