O currículo segue uma teoria, que abrange várias abordagens, seja ela tradicional, crítica ou pós-crítica e que em cada uma dessas abordagens teóricas, há diversas possibilidades de como o currículo é visto e trabalhado na escola. Uma escola que valoriza seu currículo, percebe em seus alunos o resultado e a sua contribuição no desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem. As teorias tradicionais versam nas formas de organização e elaboração do currículo, restringindo-se a atividade técnica de como elaborá-lo. Em contrapartida, as teorias críticas começavam a questionar os pressupostos dos presentes arranjos sociais e educacionais nas possíveis diversidades e desigualdades. Esta pesquisa objetiva conhecer como os professores da Educação Fundamental I trabalham o currículo e os seus conteúdos no contexto escolar e quais ações poderiam redefinir estes currículos e analisar essas contribuições para o desenvolvimento do processo de ensino e da aprendizagem. Esta pesquisa tem caráter exploratório, qualitativo e descritivo, com uma abordagem caracterizada como estudo de caso. A coleta de dados foi a partir de subsídios oriundos de um questionário explanatório, para uma sondagem objetiva e subjetiva, que foi aplicada na instituição de ensino municipal Apolônio Amorim, em Campina Grande – PB. Portanto, a escola não é apenas importante por aquilo que ensina, mas pelas relações sociais que oportuniza para quem nela está inserida, assim nós tivemos a oportunidade de conhecer e viver situações planejadas além de ter em mente um outra alternativa, caso a primeira não surta efeito, isso foi um bom aprendizado, pois descobrimos que nem sempre aquilo que está planejado ocorre de tal forma na prática, devido a imprevisibilidade dos indivíduos que façam parte do contexto escolar.