POLÍTICAS INCLUSIVAS CONTEMPLANDO A EDUCAÇÃO BÁSICA E O ENSINO SUPERIOR
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 23209 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 891 "inscrito_id" => 2564 "titulo" => "POLÍTICAS INCLUSIVAS CONTEMPLANDO A EDUCAÇÃO BÁSICA E O ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "RESUMO: A educação direito de todos, dever do Estado e da família garantida por lei, esbarra com o modelo educativo o qual exigi a quebra de paradigmas ultrapassados “interpretações equivocadas” e “limites estruturais”, ao entendermos que, a deficiência é uma característica da condição humana. O Plano Nacional de Educação - PNE, na versão de 2001-2010, aponta para o déficit nos sistemas de ensino fixando o compromisso de estabelecer programas garantindo acessibilidade aos estudantes com deficiência, em até cinco anos, nas escolas de Educação Básica e, em até dez anos, nas escolas de Educação Superior, a partir da data da sua publicação. Os Núcleos de Acessibilidades das IES se tornaram instrumentos colaboradores na construção de uma universidade mais inclusiva. Na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) o Núcleo de acessibilidade (NAC) vinculado ao Programa INCLUIR foi criado em 2013. O objetivo desse trabalho é reconhecer a importância do NAC na assistência e permanência de estudantes com deficiência. Fazendo uso das metodologias: pesquisa bibliográfica e estudo de caso expondo algumas das atividades desenvolvidas pelo núcleo até o presente momento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-10 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "POLITICA, EDUCAÇÃO, INCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA10_ID2564_23102016103205.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IONARA DUARTE DE GOIS" "autor_nome_curto" => "IONARA DUARTE" "autor_email" => "narafany@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UFAL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 23209 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 891 "inscrito_id" => 2564 "titulo" => "POLÍTICAS INCLUSIVAS CONTEMPLANDO A EDUCAÇÃO BÁSICA E O ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "RESUMO: A educação direito de todos, dever do Estado e da família garantida por lei, esbarra com o modelo educativo o qual exigi a quebra de paradigmas ultrapassados “interpretações equivocadas” e “limites estruturais”, ao entendermos que, a deficiência é uma característica da condição humana. O Plano Nacional de Educação - PNE, na versão de 2001-2010, aponta para o déficit nos sistemas de ensino fixando o compromisso de estabelecer programas garantindo acessibilidade aos estudantes com deficiência, em até cinco anos, nas escolas de Educação Básica e, em até dez anos, nas escolas de Educação Superior, a partir da data da sua publicação. Os Núcleos de Acessibilidades das IES se tornaram instrumentos colaboradores na construção de uma universidade mais inclusiva. Na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) o Núcleo de acessibilidade (NAC) vinculado ao Programa INCLUIR foi criado em 2013. O objetivo desse trabalho é reconhecer a importância do NAC na assistência e permanência de estudantes com deficiência. Fazendo uso das metodologias: pesquisa bibliográfica e estudo de caso expondo algumas das atividades desenvolvidas pelo núcleo até o presente momento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-10 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "POLITICA, EDUCAÇÃO, INCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA10_ID2564_23102016103205.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IONARA DUARTE DE GOIS" "autor_nome_curto" => "IONARA DUARTE" "autor_email" => "narafany@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UFAL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }