RESUMO: A educação direito de todos, dever do Estado e da família garantida por lei, esbarra com o modelo educativo o qual exigi a quebra de paradigmas ultrapassados “interpretações equivocadas” e “limites estruturais”, ao entendermos que, a deficiência é uma característica da condição humana. O Plano Nacional de Educação - PNE, na versão de 2001-2010, aponta para o déficit nos sistemas de ensino fixando o compromisso de estabelecer programas garantindo acessibilidade aos estudantes com deficiência, em até cinco anos, nas escolas de Educação Básica e, em até dez anos, nas escolas de Educação Superior, a partir da data da sua publicação. Os Núcleos de Acessibilidades das IES se tornaram instrumentos colaboradores na construção de uma universidade mais inclusiva. Na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) o Núcleo de acessibilidade (NAC) vinculado ao Programa INCLUIR foi criado em 2013. O objetivo desse trabalho é reconhecer a importância do NAC na assistência e permanência de estudantes com deficiência. Fazendo uso das metodologias: pesquisa bibliográfica e estudo de caso expondo algumas das atividades desenvolvidas pelo núcleo até o presente momento.