O objetivo deste estudo está associado à pesquisa acerca da desenvoltura de uma escola pública municipal na cidade de João Pessoa, estado da Paraíba, Brasil, no trato com alunos com síndrome de Down. A pesquisa científica buscou avaliar a estrutura física da edificação a qual a escola funciona, bem como a formação pedagógica dos professores em relação ao entendimento e desenvolvimento escolar destes alunos, numa busca de tentar possibilitar à inclusão através da igualdade de acesso às práticas sócio-educacionais promovendo dignidade e cidadania; realizando a pesquisa convivendo diretamente no ambiente escolar, procurando e analisando as dificuldades enfrentadas durante a rotina escolar dos alunos com síndrome de Down, como também foi feita entrevistas com as pessoas relacionadas diretamente com eles (pais, irmãos, parentes, cuidadores), partindo do contato com os professores, os colegas de sala que influenciam diretamente em todo o processo de inclusão e demais alunos que se aproximam deles; após esta analise, houve o aprofundamento dos estudos procurando referenciais teóricos, averiguando o papel fundamental dos professores e familiares destes alunos, destacando a importância no processo de ensino-aprendizagem e no desenvolvimento cognitivo e social, buscando reduzir as dificuldades enfrentadas no cotidiano escolar, sugerindo ferramentas e/ou experiências que possam auxiliar nesse convívio.