Este estudo reflete os desafios dos professores sobre a inclusão escolar como políticas públicas, que venha beneficiar crianças-jovens com deficiência intelectual, no interior das escolas da Rede Regular de Ensino Público, através da inclusão, que nos dias atuais vem desencadeando uma verdadeira revolução, que possibilita redefinir velhos parâmetros sobre alunos com deficiência intelectual, sendo estes vistos pela sociedade como pessoas estigmatizadas a ponto de serem excluídas e marginalizadas. A inclusão e as praticas pedagógicas especificas para esses educando-os é o termo chave desse estudo. Visando buscar explicações para as questões presentes no cotidiano escolar e a importância da reflexão sobre o tema. Desta forma, esse artigo faz parte de um estudo de natureza bibliográfica, através de vários autores tendo como objetivo a investigação da inclusão de alunos com déficits no cognitivo no interior da instituição escolar sobre a ótica dos professores analisando os alunos “diferentes”. Neste sentido, pode-se concluir que a formação e capacitação dos profissionais da educação envolvidos nesse processo de inclusão não é suficiente decorrente da falta de políticas públicas.