PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES QUANTO A INCLUSÃO DE DIFERENTES FAIXAS ETÁRIAS, NUMA MESMA SALA DE AULA NO ENSINO DA EJA
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 23197 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 579 "inscrito_id" => 3084 "titulo" => "PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES QUANTO A INCLUSÃO DE DIFERENTES FAIXAS ETÁRIAS, NUMA MESMA SALA DE AULA NO ENSINO DA EJA" "resumo" => "Este artigo objetiva discutir as opiniões de professoras sobre a prática educativa de ensinar e aprender, com a inclusão/diferença de idades numa mesma sala de aula mediante, as necessidades de pessoas jovens, adultas e idosas. Sabe-se que as ações inclusivas preponderam na falsa suposição de que ensinar Jovens e Adultos é uma preocupação antiga que não se limita a uma tarefa meramente escolar, está intimamente ligada a sonhos, expectativas, anseios de mudança, por diferentes motivos as crianças e os adolescentes acabam parando de estudar e precisando se matricular nessa modalidade de ensino, composta por indivíduos que apresentam diferentes idades e interesses. Toda esta complexidade gera uma grande dificuldade em realizar um trabalho que possa atender à tão diversas necessidades e expectativas. Este problema se agrava ainda mais, pelo fato do curso de formação de professores não contemplar as peculiaridades desta modalidade, o que gera uma formação deficiente do professor, impactando de forma negativa em sua prática inicial. Adota metodologia de pesquisa qualitativa e bibliográfica. O corpus da análise se constitui de três diálogos obtidos na relação aluna-pesquisadora com 5 (cinco) professoras pesquisadas, que trabalham na modalidade do ensino da EJA, na rede municipal de Campina Grande-PB. Serviram de suporte teórico as pesquisas de Brunel (2004), Carvalho (2000), Freire (2000 e 2006), Guerra (2004 e 2013), Moura e Freitas (2010), Nóvoa (2002), Oliveira (2007), Schwartz (2010), Siqueira, (2009), Soares (2003 e 2005), entre outros. Conclui-se, que o retorno do aluno à escola depois de algum tempo fora do ambiente escolar está relacionado, ao fato de que com o tempo os alunos adquirem a consciência da importância de concluir seus estudos, para que tenham êxito em sua vida profissional e para dar melhores condições de vida a sua família, com isso buscam recuperar o direito e a confiança na educação. A formação inicial e continuada do professor da EJA tem se constituído uma necessidade que venha atender a uma clientela especifica formada por jovens, adultos e idosos, capaz de remover barreiras para a aprendizagem do mundo contemporâneo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-14 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS, PROFESSORES, INCLUSÃO E DIFERENÇA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA14_ID3084_11102016193447.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA KAROLINE NÓBREGA SOUTO" "autor_nome_curto" => "KAROLINE SOUTO" "autor_email" => "karol_souto@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 23197 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 579 "inscrito_id" => 3084 "titulo" => "PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES QUANTO A INCLUSÃO DE DIFERENTES FAIXAS ETÁRIAS, NUMA MESMA SALA DE AULA NO ENSINO DA EJA" "resumo" => "Este artigo objetiva discutir as opiniões de professoras sobre a prática educativa de ensinar e aprender, com a inclusão/diferença de idades numa mesma sala de aula mediante, as necessidades de pessoas jovens, adultas e idosas. Sabe-se que as ações inclusivas preponderam na falsa suposição de que ensinar Jovens e Adultos é uma preocupação antiga que não se limita a uma tarefa meramente escolar, está intimamente ligada a sonhos, expectativas, anseios de mudança, por diferentes motivos as crianças e os adolescentes acabam parando de estudar e precisando se matricular nessa modalidade de ensino, composta por indivíduos que apresentam diferentes idades e interesses. Toda esta complexidade gera uma grande dificuldade em realizar um trabalho que possa atender à tão diversas necessidades e expectativas. Este problema se agrava ainda mais, pelo fato do curso de formação de professores não contemplar as peculiaridades desta modalidade, o que gera uma formação deficiente do professor, impactando de forma negativa em sua prática inicial. Adota metodologia de pesquisa qualitativa e bibliográfica. O corpus da análise se constitui de três diálogos obtidos na relação aluna-pesquisadora com 5 (cinco) professoras pesquisadas, que trabalham na modalidade do ensino da EJA, na rede municipal de Campina Grande-PB. Serviram de suporte teórico as pesquisas de Brunel (2004), Carvalho (2000), Freire (2000 e 2006), Guerra (2004 e 2013), Moura e Freitas (2010), Nóvoa (2002), Oliveira (2007), Schwartz (2010), Siqueira, (2009), Soares (2003 e 2005), entre outros. Conclui-se, que o retorno do aluno à escola depois de algum tempo fora do ambiente escolar está relacionado, ao fato de que com o tempo os alunos adquirem a consciência da importância de concluir seus estudos, para que tenham êxito em sua vida profissional e para dar melhores condições de vida a sua família, com isso buscam recuperar o direito e a confiança na educação. A formação inicial e continuada do professor da EJA tem se constituído uma necessidade que venha atender a uma clientela especifica formada por jovens, adultos e idosos, capaz de remover barreiras para a aprendizagem do mundo contemporâneo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-14 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS, PROFESSORES, INCLUSÃO E DIFERENÇA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA14_ID3084_11102016193447.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA KAROLINE NÓBREGA SOUTO" "autor_nome_curto" => "KAROLINE SOUTO" "autor_email" => "karol_souto@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }