Este artigo objetiva discutir as opiniões de professoras sobre a prática educativa de ensinar e aprender, com a inclusão/diferença de idades numa mesma sala de aula mediante, as necessidades de pessoas jovens, adultas e idosas. Sabe-se que as ações inclusivas preponderam na falsa suposição de que ensinar Jovens e Adultos é uma preocupação antiga que não se limita a uma tarefa meramente escolar, está intimamente ligada a sonhos, expectativas, anseios de mudança, por diferentes motivos as crianças e os adolescentes acabam parando de estudar e precisando se matricular nessa modalidade de ensino, composta por indivíduos que apresentam diferentes idades e interesses. Toda esta complexidade gera uma grande dificuldade em realizar um trabalho que possa atender à tão diversas necessidades e expectativas. Este problema se agrava ainda mais, pelo fato do curso de formação de professores não contemplar as peculiaridades desta modalidade, o que gera uma formação deficiente do professor, impactando de forma negativa em sua prática inicial. Adota metodologia de pesquisa qualitativa e bibliográfica. O corpus da análise se constitui de três diálogos obtidos na relação aluna-pesquisadora com 5 (cinco) professoras pesquisadas, que trabalham na modalidade do ensino da EJA, na rede municipal de Campina Grande-PB. Serviram de suporte teórico as pesquisas de Brunel (2004), Carvalho (2000), Freire (2000 e 2006), Guerra (2004 e 2013), Moura e Freitas (2010), Nóvoa (2002), Oliveira (2007), Schwartz (2010), Siqueira, (2009), Soares (2003 e 2005), entre outros. Conclui-se, que o retorno do aluno à escola depois de algum tempo fora do ambiente escolar está relacionado, ao fato de que com o tempo os alunos adquirem a consciência da importância de concluir seus estudos, para que tenham êxito em sua vida profissional e para dar melhores condições de vida a sua família, com isso buscam recuperar o direito e a confiança na educação. A formação inicial e continuada do professor da EJA tem se constituído uma necessidade que venha atender a uma clientela especifica formada por jovens, adultos e idosos, capaz de remover barreiras para a aprendizagem do mundo contemporâneo.