TRILHA DAS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS EM LIBRAS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 23306 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 1037 "inscrito_id" => 4160 "titulo" => "TRILHA DAS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS EM LIBRAS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA" "resumo" => "A utilização de jogos didáticos, acerca da educação para surdos, facilita a melhor compreensão do conteúdo. E os jogos didáticos com uma metodologia inovadora possibilita a aprendizagem, inclusão e socialização, que são pontos importantes para o processo de ensino e aprendizagem na educação inclusiva, pois permite a participação do estudante com deficiência a desenvolver os jogos logo na educação infantil, pois é de suma importância, para o desenvolvimento da criança, visto que podem construir seus conhecimentos e também viver e participar no meio da inclusão. A atividade lúdica é essencial na sala de aula, pois promove contribuições enormes no aprendiz, ainda mais quando da utilização jogos que inclui a língua brasileira de sinais, onde possibilita ao aluno surdo o aperfeiçoamento da sua língua principal como também o conteúdo. Como a disciplina de matemática é dita como de difícil compreensão, desenvolvemos o jogo didático nessa área, com possibilidade de utilização na educação infantil, para o melhor desenvolvimento no processo de ensino e aprendizagem. Esse jogo didático discute as quatro operações matemáticas: Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão em Libras, associando assim, o sinal com o número. O jogo será organizado como um Ciclo da Experiência Kellyana (CEK) proposto por George Kelly (1955), que contém cinco etapas: (1) Antecipação; (2) Investimento; (3) Encontro; (4) Confirmação ou Desconfirmação; e (5) Revisão Construtiva. Espera-se que o jogo auxilie o (a) professor(a) a desenvolver essa intervenção com eficiência, a partir das quarto “Operações Matemáticas – Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão” em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e que os estudantes surdos e estudantes ouvintes se divirtam e aprendam as operações em sinais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-07 - EDUCAÇÃO DE SURDOS" "palavra_chave" => "JOGO DIDÁTICO, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, CICLO DA EXPERIÊNCIA KELLYANA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA7_ID4160_23102016231317.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AYRTON MATHEUS DA SILVA NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "AYRTON MATHEUS" "autor_email" => "ayrthon.matheus@gmail.com" "autor_ies" => "IFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 23306 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 1037 "inscrito_id" => 4160 "titulo" => "TRILHA DAS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS EM LIBRAS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA" "resumo" => "A utilização de jogos didáticos, acerca da educação para surdos, facilita a melhor compreensão do conteúdo. E os jogos didáticos com uma metodologia inovadora possibilita a aprendizagem, inclusão e socialização, que são pontos importantes para o processo de ensino e aprendizagem na educação inclusiva, pois permite a participação do estudante com deficiência a desenvolver os jogos logo na educação infantil, pois é de suma importância, para o desenvolvimento da criança, visto que podem construir seus conhecimentos e também viver e participar no meio da inclusão. A atividade lúdica é essencial na sala de aula, pois promove contribuições enormes no aprendiz, ainda mais quando da utilização jogos que inclui a língua brasileira de sinais, onde possibilita ao aluno surdo o aperfeiçoamento da sua língua principal como também o conteúdo. Como a disciplina de matemática é dita como de difícil compreensão, desenvolvemos o jogo didático nessa área, com possibilidade de utilização na educação infantil, para o melhor desenvolvimento no processo de ensino e aprendizagem. Esse jogo didático discute as quatro operações matemáticas: Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão em Libras, associando assim, o sinal com o número. O jogo será organizado como um Ciclo da Experiência Kellyana (CEK) proposto por George Kelly (1955), que contém cinco etapas: (1) Antecipação; (2) Investimento; (3) Encontro; (4) Confirmação ou Desconfirmação; e (5) Revisão Construtiva. Espera-se que o jogo auxilie o (a) professor(a) a desenvolver essa intervenção com eficiência, a partir das quarto “Operações Matemáticas – Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão” em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e que os estudantes surdos e estudantes ouvintes se divirtam e aprendam as operações em sinais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-07 - EDUCAÇÃO DE SURDOS" "palavra_chave" => "JOGO DIDÁTICO, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, CICLO DA EXPERIÊNCIA KELLYANA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA7_ID4160_23102016231317.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AYRTON MATHEUS DA SILVA NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "AYRTON MATHEUS" "autor_email" => "ayrthon.matheus@gmail.com" "autor_ies" => "IFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }