A Resolução de Problema é uma metodologia significativa e fundamental para desenvolver a autonomia e ampliar o desenvolvimento intelectual do aluno. Nesta perspectiva, este estudo pretende abordar a Resolução de Problemas no processo ensino-aprendizagem dos alunos surdos. Diante disto, consideramos imprescindível refletir as fases que marcou o ensino de matemática, além de verificar se as mesmas possibilitaram os alunos desenvolverem a sua autonomia. Nesta perspectiva, este artigo tem como objetivo analisar como vem ocorrendo o processo de ensino-aprendizagem do aluno surdo no ensino de matemática. Perante desta ótica nos indagamos quais são as dificuldades que os alunos surdos encontraram perante a resolução de problemas? Esta é uma pesquisa bibliográfica constituída principalmente a partir de livros e artigos científicos, nós nos apoiamos em Dorziart Araújo e Soares (2011), Nogueira, Borges e Frizzarini (2013), Onuchic (1999), Carvalho (2012), Onuchic e Allevato (2004), entre outros teóricos. Conclui-se que, Diante destes aspectos, percebemos que o ensino de Matemática para as crianças surdas solicita da parte do professor que o mesmo proponha estratégias educativas que atendam as especificidades dos sujeitos, com relação a resolução de problemas constamos que os mesmos encontram dificuldade no momento da interpretação, visto que, os problemas não estão estruturados conforme a língua Brasileira de Sinais.