O estudo investigou as concepções sobre a inclusão escolar de 13 professores da escola particular Instituto Santo Antônio, localizada no município de Campina Grande. A presente pesquisa tem por objetivo investigar tanto os conhecimentos desses professores da Educação Básica a respeito do processo inclusivo quanto às estratégias pedagógicas alternativas que são utilizadas com crianças que apresentam necessidades educativas especiais. O instrumento para coleta de dados foi um questionário semiestruturado. Os dados foram examinados mediante a análise de conteúdo. Os resultados apontaram que várias são as causas que podem promover a exclusão dos alunos a uma educação de qualidade. Estas incluem limitação quanto à estrutura física, pois a escola apresenta apenas rampas de acessibilidade, salas no térreo e mesas adequadas visando atender as necessidades dos alunos especiais. E as barreiras se traduzem principalmente pela falta de capacitação dos professores, pois a maioria acredita não possuir conhecimentos suficientes para incluir alunos com necessidades especiais em suas aulas. Apenas três professores dentre o grupo pesquisado confirmaram possuir conhecimentos suficientes sobre inclusão, utilizando como estratégia didática o conhecimento do tipo de deficiência que está lhe dando e o uso de gravuras, músicas e gesticulação. Foi verificado que nenhum dos professores conta com o auxílio de outro profissional em sala de aula. Os resultados nos mostraram ainda que a participação do aluno portador de deficiência nas atividades escolares auxilia na inclusão social tanto dos professores e os demais profissionais da escola quanto dos alunos. Concluiu-se que a maioria dos professores concorda que estão despreparados para o processo de inclusão e por isso necessitariam do apoio de especialistas na área. Ou seja, a inclusão escolar vem se efetivando sem a infraestrutura adequada, tanto em termos de recursos humanos quanto de recursos e estratégias didáticas, podendo trazer mais prejuízos do que benefícios a quem dela faz parte. Sendo assim, espera-se que alterações sejam feitas no sistema educacional vigente.