ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA REDE REGULAR DE ENSINO: INCLUSÃO OU INTEGRAÇÃO?
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22670 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 450 "inscrito_id" => 1865 "titulo" => "ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA REDE REGULAR DE ENSINO: INCLUSÃO OU INTEGRAÇÃO?" "resumo" => "O estudo investigou as concepções sobre a inclusão escolar de 13 professores da escola particular Instituto Santo Antônio, localizada no município de Campina Grande. A presente pesquisa tem por objetivo investigar tanto os conhecimentos desses professores da Educação Básica a respeito do processo inclusivo quanto às estratégias pedagógicas alternativas que são utilizadas com crianças que apresentam necessidades educativas especiais. O instrumento para coleta de dados foi um questionário semiestruturado. Os dados foram examinados mediante a análise de conteúdo. Os resultados apontaram que várias são as causas que podem promover a exclusão dos alunos a uma educação de qualidade. Estas incluem limitação quanto à estrutura física, pois a escola apresenta apenas rampas de acessibilidade, salas no térreo e mesas adequadas visando atender as necessidades dos alunos especiais. E as barreiras se traduzem principalmente pela falta de capacitação dos professores, pois a maioria acredita não possuir conhecimentos suficientes para incluir alunos com necessidades especiais em suas aulas. Apenas três professores dentre o grupo pesquisado confirmaram possuir conhecimentos suficientes sobre inclusão, utilizando como estratégia didática o conhecimento do tipo de deficiência que está lhe dando e o uso de gravuras, músicas e gesticulação. Foi verificado que nenhum dos professores conta com o auxílio de outro profissional em sala de aula. Os resultados nos mostraram ainda que a participação do aluno portador de deficiência nas atividades escolares auxilia na inclusão social tanto dos professores e os demais profissionais da escola quanto dos alunos. Concluiu-se que a maioria dos professores concorda que estão despreparados para o processo de inclusão e por isso necessitariam do apoio de especialistas na área. Ou seja, a inclusão escolar vem se efetivando sem a infraestrutura adequada, tanto em termos de recursos humanos quanto de recursos e estratégias didáticas, podendo trazer mais prejuízos do que benefícios a quem dela faz parte. Sendo assim, espera-se que alterações sejam feitas no sistema educacional vigente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-03 - CURRÍCULO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, ENSINO REGULAR, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD4_SA3_ID1865_13092016235436.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JESSICA MARIA FLORENCIO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "JESSICA O." "autor_email" => "jessicaflorencio@hotmail." "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22670 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 450 "inscrito_id" => 1865 "titulo" => "ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA REDE REGULAR DE ENSINO: INCLUSÃO OU INTEGRAÇÃO?" "resumo" => "O estudo investigou as concepções sobre a inclusão escolar de 13 professores da escola particular Instituto Santo Antônio, localizada no município de Campina Grande. A presente pesquisa tem por objetivo investigar tanto os conhecimentos desses professores da Educação Básica a respeito do processo inclusivo quanto às estratégias pedagógicas alternativas que são utilizadas com crianças que apresentam necessidades educativas especiais. O instrumento para coleta de dados foi um questionário semiestruturado. Os dados foram examinados mediante a análise de conteúdo. Os resultados apontaram que várias são as causas que podem promover a exclusão dos alunos a uma educação de qualidade. Estas incluem limitação quanto à estrutura física, pois a escola apresenta apenas rampas de acessibilidade, salas no térreo e mesas adequadas visando atender as necessidades dos alunos especiais. E as barreiras se traduzem principalmente pela falta de capacitação dos professores, pois a maioria acredita não possuir conhecimentos suficientes para incluir alunos com necessidades especiais em suas aulas. Apenas três professores dentre o grupo pesquisado confirmaram possuir conhecimentos suficientes sobre inclusão, utilizando como estratégia didática o conhecimento do tipo de deficiência que está lhe dando e o uso de gravuras, músicas e gesticulação. Foi verificado que nenhum dos professores conta com o auxílio de outro profissional em sala de aula. Os resultados nos mostraram ainda que a participação do aluno portador de deficiência nas atividades escolares auxilia na inclusão social tanto dos professores e os demais profissionais da escola quanto dos alunos. Concluiu-se que a maioria dos professores concorda que estão despreparados para o processo de inclusão e por isso necessitariam do apoio de especialistas na área. Ou seja, a inclusão escolar vem se efetivando sem a infraestrutura adequada, tanto em termos de recursos humanos quanto de recursos e estratégias didáticas, podendo trazer mais prejuízos do que benefícios a quem dela faz parte. Sendo assim, espera-se que alterações sejam feitas no sistema educacional vigente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-03 - CURRÍCULO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, ENSINO REGULAR, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD4_SA3_ID1865_13092016235436.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JESSICA MARIA FLORENCIO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "JESSICA O." "autor_email" => "jessicaflorencio@hotmail." "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }