O vigente artigo irá apresentar aspectos relevantes acerca de um estágio realizado na disciplina de Estágio Básico IV – Processos Educacionais do curso de Psicologia. Para tanto, o estágio foi desenvolvido em uma escola de ensino fundamental I, localizada na cidade de Barro Ceará. A princípio, foi feita uma observação geral no que refere-se a escola e as relações interdisciplinares, com isso, vale salientar que a referida escola tem uma relação autoritária frente aos alunos, culpabilizando o comportamento e a dificuldade de aprendizagem dos alunos como sendo consequência dos pais ou do próprio sujeito. O estágio teve como objetivo observar as práticas desenvolvidas dentro do contexto educacional, a relação professor/aluno, o comportamento dos alunos, etc., dessa forma, a obtenção de tal propósito foi possível por meio do cumprimento de observações na escola, e, principalmente na sala de aula escolhida para a efetivação do estágio. Como instrumento, usou-se uma entrevista com os pais de um aluno e uma entrevista com a professora. Por meio destes, foi compreendido que há uma relação deficitária entre escola, alunos e família, onde estes não sabem de fato qual é o seu papel, bem como, uma convivência conflituosa entre os alunos, onde a agressividade é constante. Frente a isto, foi realizada uma ação envolvendo a classe, buscando a promoção de uma interação harmoniosa entre estes alunos. Com a execução deste estágio pode-se verificar na prática como se configura a escola, quais as dificuldades enfrentadas por esta e o que ainda precisa ser feito para efetivar sua atuação.